Um dos grandes nomes da Argentina, o goleiro Emiliano “Dibu” Martínez chamou atenção com grandes defesas e foi escolhido o melhor arqueiro da Copa do Mundo, realizada no Catar. Ao receber o troféu “Luva de Ouro”, o argentino o colocou na região genital e chamou a atenção do público e da internet, que criou uma diversidade de memes com a imagem.
De acordo com o atleta em entrevista a rádio La Red, da Argentina, o gesto foi um protesto contra a torcida francesa, que o vaiou ao longo do jogo e da premiação. “Fiz isso porque os franceses estavam me vaiando, a soberba não dá certo comigo”.
Em relação ao tricampeonato da Albiceleste, Martínez o dedicou a sua família e relatou a dificuldade de recomeçar em um outro continente. “À minha família, venho de um lugar muito humilde, fui muito jovem para a Inglaterra, quero dedicar a eles”.
A Argentina superou a França nos pênaltis no Estádio Lusail. O triunfo garantiu um cheque de 10 milhões de dólares para Albiceleste, que foi entregue pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. O encontro, que aconteceu no vestiário, foi postado no perfil do dirigente no twitter.
“Fomos ao vestiário dos campeões mundiais para entregar o prêmio CONMEBOL de 10 milhões de dólares pela conquista do título. Momentos inesquecíveis ao lado de uma grande seleção!”.

