Hajime Moriyasu é um dos atletas de mais renome dentro da seleção japonesa nessa Copa do Mundo. O jogador do Arsenal chegou com status de astro e, apesar disso, ainda não conseguiu demonstrar todo o seu talento na competição.
O lateral-direito chegou à Copa do Mundo como reserva da equipe do Japão e, após sua entrada no intervalo contra a Alemanha, foi importante para mudar o jogo e vencer os alemães de virada.
Apesar disso, nem entrou em campo na derrota do Japão para a Costa Rica, na segunda rodada da competição. Tendo um partida decisiva contra a Espanha nessa quinta-feira (01/12), é possível que o jogador receba uma nova oportunidade entre os titulares.
Como foi o caminho de Tomiyasu antes de representar o Japão na Copa do Mundo?
Tomiyasu foi formado em uma escolinha de futebol do Barcelona, na cidade de Fukuoka, no Japão e por ali deu os seus primeiros passos no mundo do futebol.
O primeiro clube de Tomiyasu fora do Japão foi o Sint-Truiden, da Bélgica, que pagou 800 mil euros o Aviska Fukuoka, da Liga japonesa. Por lá ele teve momento de muito brilho, disputando 41 jogos e marcando um gol.
Devido a sua versatilidade e grande talento, o jogador pode atuar em duas posições dentro de campo, como um lateral-direito ou um zagueiro, dependendo do esquema tático utilizado por sua equipe.
Em 2019, o jogador da seleção japonesa foi negociado com o Bologna, do Campeonato Italiano, por sete milhões de euros. Ali, ele teve a melhor fase de sua carreira, atuando em 64 jogos, dando três assistências e marcando três gols. Suas atuações acabaram por o colocador no radar de um dos maiores clubes da Europa, o Arsenal.
Em 2021, o craque do Japão foi comprado pelo Arsenal, junto ao Bologna por 18,6 milhões de euros. Desde sua chegada, atuou pelo time B e o principal dos Gunners, tendo atuado em 39 partidas e dado duas assistências para gols.
Nessa temporada da Premier League, o jogador atuou em 11 partidas da Premier League, contribuindo para a campanha do Arsenal que mantem a equipe na liderança do campeonato. Além disso, esteve presente nos seis jogos dos Gunners na Liga Europa.

