Mesmo às vésperas da ingrata disputa de um Brasileirão Série B, o Grêmio manteve a supremacia regional. Assim, eliminou o favorito Internacional da semifinal e se classificou para enfrentar o Ypiranga na decisão do Campeonato Gaúcho. Dessa forma, superou facilmente o adversário de Erechim e levantou a taça pelo quinto ano consecutivo.
Enquanto o Grêmio vem enfileirando taças desde 2018, o Internacional amarga um incômodo jejum no Campeonato Gaúcho desde 2016. Nesse sentido, o Colorado, que foi vice-campeão brasileiro na última temporada, buscará quebrar o tabu de sete anos com uma equipe mais afirmada que se consolidou com Mano Menezes. Já o Tricolor de Renato Gaúcho tentará o hexa com um time reformulado, repleto de novidades com relação ao Grêmio que subiu.
Naturalmente, Internacional e Grêmio sempre serão os favoritos para a conquista do Campeonato Gaúcho. A dupla Grenal se soma a outros 10 times que disputarão a temporada de 2023 do Gauchão. Atual vice-campeão, o Ypiranga seguirá representando Erechim na competição.
Também estarão na primeira divisão do Campeonato Gaúcho: Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, Juventude e Caxias (Caxias do Sul), São José (Porto Alegre), Aimoré (São Leopoldo), São Luiz (Ijuí), Esportivo (Bento Gonçalves) e Avenida (Santa Cruz do Sul). Estes dois últimos foram promovidos da Divisão de Acesso. Assim, substituirão União Frederiquense (Frederico Westphalen) e Guarany de Bagé, rebaixados em 2022.
Regulamento do Campeonato Gaúcho sem modificações
Nesse sentido, o regulamento do Campeonato Gaúcho prossegue o mesmo dos anos anteriores. Desse modo, a primeira fase terá um turno único em que todas as 12 equipes se enfrentam. Então, os quatro melhores classificados disputarão as semifinais. Ou seja, o primeiro colocado enfrentará o quarto e o segundo lugar medirá forças com o terceiro, em jogos de ida e volta. O mando de campo da segunda partida será da equipe melhor classificada. Em contrapartida, os dois piores da fase inicial serão rebaixados para a Divisão de Acesso.
Na decisão do Campeonato Gaúcho, também em dois confrontos, a vantagem de jogar em casa na partida de volta será do time que tiver a melhor campanha somada na fase classificatória e nas semifinais. O Gauchão 2023 será disputado em 15 datas, entre 21 de janeiro e 9 de abril. Antes, Grêmio e São Luiz lutarão pela Recopa Gaúcha em jogo único em 17 de janeiro, na Arena.
Na primeira rodada, que acontecerá no fim-de-semana de 21 e 22 de janeiro, o atual pentacampeão Grêmio visitará o Caxias no Estádio Centenário, enquanto o Internacional recebe o Juventude no Beira-Rio. Já os outros confrontos da jornada inicial são esses: São Luiz x Ypiranga (19 de Outubro, em Ijuí), Novo Hamburgo x Avenida (Estádio do Vale), Esportivo x São José (Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves) e Brasil x Aimoré (Bento Freitas, em Pelotas). Já o clássico Grenal da fase classificatória ocorrerá na Arena, pela 10ª e penúltima rodada, em 4 ou 5 de abril.

