Home Futebol CBF muda critérios para classificação na Copa do Brasil 2024, entenda

CBF muda critérios para classificação na Copa do Brasil 2024, entenda

Torneio desta temporada seguirá com definições de classificação nos moldes anteriores, mas a partir da próxima temporada cenário mudará

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou na última segunda-feira (26), o regulamento da Copa do Brasil 2023, que trouxe uma novidade importante envolvendo a próxima edição do torneio, a ser realizada em 2024.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No documento, a entidade deixou claro que irá extinguir as vagas para a Copa do Brasil via ranking nacional de clubes. A medida tem como objetivo fortalecer as federações estaduais, uma vez que 80 dos 92 times participantes se classificarão pelo desempenho obtido nas competições locais.

Na Copa do Brasil 2023, 10 times obtiveram suas vagas na competição por intermédio do posicionamento no ranking da CBF, situação que será eliminada para 2024. Três deles, inclusive, estão na elite do Brasileirão: Santos, América-MG e Bahia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em 2024, a CBF passará a utilizar o ranking das federações para definir quantas vagas cada uma terá direito nas competições nacionais. São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná terão direito a cinco vagas; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três; enquanto os demais estados a apenas duas vagas.

Para as federações que possuem direito a três vagas, as duas primeiras terão que ser obrigatoriamente destinadas ao campeão e vice do estadual, com a terceira ficando à critério de cada uma das entidades. Um aspecto que será mantido para 2024 é acerca dos 12 clubes que entram na terceira fase do torneio, estes oriundos da Libertadores, campeões regionais (Copa do Nordeste e Copa Verde) e o campeão da Série B.

Better Collective