Clubes da Europa rejeitam proposta do novo Mundial: “Competição de 32 times”
Fifa definiu formato e sede do torneio, mas alterações não foram bem vistas por associação do Velho Continente
Divulgação - Fifa
Enquanto a próxima edição do Mundial de Clubes segue com detalhes pendentes, a Fifa trabalha nos bastidores para promover a esperada mudança no torneio. Segundo o jornal Daily Mail, a entidade apresentou oferta envolvendo o formato com 32 participantes, disputa que iria ocorrer em 2025 nos Estados Unidos. Porém, a proposta foi reprovada por times da Europa, motivo pelo qual o martelo não foi batido.
“A Fifa esperava fechar o acordo em uma reunião da Associação de Clubes Europeus, que representa os interesses dos 220 principais clubes europeus, em Doha na última sexta-feira, mas o presidente Gianni Infantino desistiu no último minuto quando ficou claro que seu projeto não seria assinado.“, relatou o veículo.
Em sinal de retaliação, a Fifa não assinou o Memorando de Entendimento com a Associação de Clubes Europeus. O documento envolve um acordo entre a entidade e as equipes, trato que contém datas de liberação de jogadores e remuneração paga aos times. Caso a crise continue, os atletas podem ser barrados de participar do início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Fifa terá que detalhar novo Mundial
Apesar da Fifa colocar à disposição uma premiação de 150 milhões de libras (R$ 977 milhões), a Uefa entende que o novo Mundial pode ofuscar a Champions League. Diante disso, exigiu-se que a Fifa estabeleça um calendário detalhado antes da aprovação completa.
“A ECA quer que o calendário internacional seja acordado antes de comprometer os clubes em mais competições, mas as intensas negociações no Catar não conseguiram produzir um avanço.“, completou o veículo.
Agora, a Fifa correrá contra o tempo para aprovar o formato desejado para o Mundial. Na visão da federação, o torneio em 2025 será um bom teste antes da Copa do Mundo. No entanto, o sistema de disputa, mecanismo de classificação e discussão por direitos de transmissão sequer começaram a ser debatidos.
Por conta da pandemia, o processo de transformação do Mundial ficou interrompido. Neste cenário, a disputa com 32 clubes, que iria ocorrer em 2021, ficou sem data. Sendo assim, a próxima edição, com Flamengo e Real Madrid, seguirá com o formato tradicional.
FIFA estuda realizar Mundial de Clubes com Real Madrid e Flamengo no Marrocos.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) December 13, 2022
🗞 @geglobo
📸 Ibraheem Al Omari/Reuters pic.twitter.com/yZwf4hmYD5

