Home Futebol Clubes da Europa rejeitam proposta do novo Mundial: “Competição de 32 times”

Clubes da Europa rejeitam proposta do novo Mundial: “Competição de 32 times”

Fifa definiu formato e sede do torneio, mas alterações não foram bem vistas por associação do Velho Continente

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Enquanto a próxima edição do Mundial de Clubes segue com detalhes pendentes, a Fifa trabalha nos bastidores para promover a esperada mudança no torneio. Segundo o jornal Daily Mail, a entidade apresentou oferta envolvendo o formato com 32 participantes, disputa que iria ocorrer em 2025 nos Estados Unidos. Porém, a proposta foi reprovada por times da Europa, motivo pelo qual o martelo não foi batido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Fifa esperava fechar o acordo em uma reunião da Associação de Clubes Europeus, que representa os interesses dos 220 principais clubes europeus, em Doha na última sexta-feira, mas o presidente Gianni Infantino desistiu no último minuto quando ficou claro que seu projeto não seria assinado.“, relatou o veículo.

Em sinal de retaliação, a Fifa não assinou o Memorando de Entendimento com a Associação de Clubes Europeus. O documento envolve um acordo entre a entidade e as equipes, trato que contém datas de liberação de jogadores e remuneração paga aos times. Caso a crise continue, os atletas podem ser barrados de participar do início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fifa terá que detalhar novo Mundial

Apesar da Fifa colocar à disposição uma premiação de 150 milhões de libras (R$ 977 milhões), a Uefa entende que o novo Mundial pode ofuscar a Champions League. Diante disso, exigiu-se que a Fifa estabeleça um calendário detalhado antes da aprovação completa.

“A ECA quer que o calendário internacional seja acordado antes de comprometer os clubes em mais competições, mas as intensas negociações no Catar não conseguiram produzir um avanço.“, completou o veículo.

Agora, a Fifa correrá contra o tempo para aprovar o formato desejado para o Mundial. Na visão da federação, o torneio em 2025 será um bom teste antes da Copa do Mundo. No entanto, o sistema de disputa, mecanismo de classificação e discussão por direitos de transmissão sequer começaram a ser debatidos.

PUBLICIDADE

Por conta da pandemia, o processo de transformação do Mundial ficou interrompido. Neste cenário, a disputa com 32 clubes, que iria ocorrer em 2021, ficou sem data. Sendo assim, a próxima edição, com Flamengo e Real Madrid, seguirá com o formato tradicional.

PUBLICIDADE
Better Collective