Nesta quinta (1), às 16 horas (de Brasília), a Alemanha enfrenta a Costa Rica em jogo decisivo pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. A seleção alemã precisa da vitória para não se eliminada novamente na etapa como em 2018, na Rússia.
Caso isso aconteça, a Alemanha repetiria na Copa do Catar a trajetória da Itália após 2006, em que foi eliminada duas edições seguidas após o título. Até o momento, somente os italianos foram eliminados duas vezes seguidas na fase de grupos após vencerem a Copa do Mundo. Campeã em 2006, a Itália encerrou a trajetória na fase de grupos nas edições de 2010 e 2014.
Na lanterna do grupo E, só a vitória interessa à seleção alemã para avançar na Copa do Mundo 2022. Com apenas somado, a Alemanha precisa vencer a Costa Rica, que tem três pontos, e torcer para a Espanha derrotar o Japão, também com três pontos. Assim, os europeus podem avançar sem necessitar de saldo de gols.
No entanto, se Espanha e Japão empatarem, a seleção alemã precisa ganhar por dois gols ou mais de diferença, superando o saldo japonês. A situação mais complicada seria se o Japão vencesse a Espanha. Nessa caso a diferença de saldo entre alemães e espanhóis é de 8 gols, sendo necessário uma grande goleada alemã e uma vitória consistente dos japoneses.
O grupo E define suas seleções classificadas e os posicionamentos nesta quinta (1), às 16 horas (de Brasília). Enquanto Japão e Espanha se enfrentam, simultaneamente a Alemanha busca a recuperação diante da Costa Rica. O primeiro colocado do grupo E joga contra o segundo colocado do grupos F nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Por sua vez, o segundo do grupo E terá confronto contra a primeira do grupo F.

