Na última sexta (9), o Brasil enfrentou a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo 2022 e acabou eliminado nos pênaltis. O quadro “Jogo Falado”, do Fantástico na Rede Globo, revelou um pouco mais sobre as conversas que aconteceram em campo. Um dos destaque é Neymar pedindo calma aos companheiros antes da segunda etapa do tempo extra começar.
“Segura, não precisa de correria agora”, disse o camisa 10, depois que o Brasil saiu à frente no placar no final da primeira parte da prorrogação, com gol dele próprio. Além de Neymar, o “Jogo Falado” também mostrou Tite alertando os comandados, pedindo atenção ao atacante Brozovic e orientando os jogadores a deixar a bola parada, com o objetivo de segurar o resultado e seguir adiante na Copa do Catar.
No entanto, o que mais chamou atenção, desta vez destacado em vídeo que circulou pela internet, foi Neymar cobrando os companheiros no lance do gol croata. Aparentemente se referindo a Fred, o atacante cobra: “Ei, ei, ei! Não tem necessidade de vocês subirem. Não tem necessidade de vocês subirem, fica aqui. Tá 1 a 0, falta 5 minutos. Vai dar opção? Vai dar opção pra quê?”.
A eliminação brasileira na Copa do Mundo 2022 rendeu muitas críticas sobre diversos assuntos, especialmente sobre a postura do time no gol de empate da Croácia. O tento de empate da seleção croata foi marcado aos 117 minutos, em um lance no qual a seleção brasileira estava exposta em campo, mesmo vencendo a partida.
O confronto contra a Croácia adiou novamente o sonho de um hexacampeonato da seleção brasileira. Por outro lado, a seleção croata continua viva na Copa do Mundo 2022 e agora terá outra seleção sul-americana em sua caminho. Na próxima terça (13), a Croácia enfrenta a Argentina, às 16 horas (de Brasília), pela semifinal da competição.

