“Surpresa” e “sensação da Copa do Mundo 2022” são termos que podem ser usados para definir o Marrocos. A seleção superou grandes adversários e chegou à semifinal da competição, feito inédito para a África.
A trajetória até aqui não foi fácil, mas logo na fase de grupos mostrou que não foi ao Catar para brincadeiras. Empatou por 0x0 contra a Croácia e bateu a Bélgica por 2×0, além do 2×1 sobre o Canadá. Os resultados garantiram ao time a liderança do Grupo F.
No mata-mata, superou a Espanha nos pênaltis e, neste sábado (10), venceu Portugal por 1×0. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico de Marrocos, Walig Regragui, brincou ao comparar sua seleção com o personagem Rocky Balboa*.
“Temos um plano de jogo claro. Meus atletas jogam assim porque jogam pelo seu país. Quando você joga com coração, suas chances aumentam”, declarou o treinador. Ainda, complementou acreditando que sua seleção agora é “uma das mais amadas” da Copa do Mundo.
Vale lembrar que os marroquinos têm a melhor defesa da competição, com apenas um gol sofrido. Curiosamente, foi um gol contra.
O próximo desafio dos africanos será, provavelmente, o maior de sua história. Nesta quarta-feira (14), às 16h, a sensação do torneio enfrenta a França. Quem avançar terá pela frente Argentina ou Croácia na grande decisão marcada para o domingo (18) seguinte, às 12h.
*Rocky Balboa é um personagem interpretado pelo ator Sylvester Stallone. No primeiro filme da franquia, Rocky é um boxeador amador que recebe a oportunidade de enfrentar o então campeão mundial, Apollo Creed (Carl Weathers). Desconhecido no esporte, o “Garanhão italiano”, como é chamado na saga, surpreende e luta de igual para igual com seu adversário, demonstrando uma grande força de vontade. No primeiro encontro de ambos, Rocky acaba derrotado e, posteriormente, fatura o cinturão.

