O próximo compromisso da seleção brasileira na Copa do Mundo 2022 será diante da Croácia. O confronto válido pelas quartas-de-final acontecerá nesta sexta-feira (9), ao meio-dia (horário de Brasília), no Estádio da Cidade da Educação, em Doha. Assim, se quiser comemorar o hexa, o Brasil precisará acabar com um incômodo jejum de duas décadas, perdurando desde o pentacampeonato de 2002.
Afinal, desde o título festejado há 20 anos atrás, o Brasil não supera uma seleção europeia na fase “mata” da Copa do Mundo. Na campanha do penta, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari superou Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha. De lá para cá, a seleção brasileira sempre foi vitimada por equipes do Velho Continente.
Em 2006, logo após passar por Gana nas oitavas, o Brasil dirigido por Carlos Alberto Parreira parou mais uma vez na França de Zidane e Henry, este o autor do gol da desclassificação do escrete canarinho, na Alemanha. Já na África do Sul em 2010, a seleção brasileira de Dunga eliminou o Chile e encarou a Holanda pelas quartas-de-final. Depois de Robinho abrir o placar no primeiro tempo, um apagão na etapa complementar fez Sneijder marcar os dois gols da virada da Laranja Mecânica.
Brasil venceu a Croácia duas vezes em Copas do Mundo
Antes dos 7 a 1 sofridos para a Alemanha no Mineirão em 2014, a seleção brasileira de Felipão venceu novamente o Chile nas oitavas nos pênaltis e a Colômbia nas quartas. Posteriormente, ainda seria superada pela Holanda por 3 a 0 na decisão do terceiro lugar, em Brasília. Por fim, na Rússia em 2018, o Brasil de Tite se credenciou ao confronto com a Bélgica depois de bater o México nas oitavas-de-final. Contudo, os europeus mais uma vez adiaram o sonho do hexa com os gols de Fernandinho (contra) e De Bruyne, mais Renato Augusto descontando.
Mesmo que a Croácia tenha um bom histórico em Copas do Mundo, com um terceiro lugar em 1998 e o vice de 2018, o retrospecto contra o Brasil é negativo. Afinal, os europeus foram vencidos nos dois confrontos contra a seleção brasileira em Mundiais. Em 2006, na estreia de ambas naquela edição da Copa do Mundo, o Brasil venceu por 1 a 0, gol de Kaká. Posteriormente, as duas equipes mediriam forças novamente no jogo de abertura do Mundial em nosso país. Resultado: nova vitória do time canarinho em 2014, por 3 a 1. Marcelo abriu o placar para os croatas com um gol contra, enquanto Neymar (duas vezes) e Oscar deram números finais ao triunfo na Neo Química Arena.

