Após eliminação da Copa do Mundo 2022 para o Marrocos, a Espanha tomou atitude rápida e demitiu o técnico Luis Enrique do cargo. A Federação Espanhola de Futebol comunicou a decisão ao treinador e o desligou do comando da equipe.
A decisão para o novo treinador da Espanha foi tomado de forma rápida e Luis De La Fuente, que vinha comandando a equipe sub-21, foi anunciado como o mais novo técnico.
O treinador basco de 61 anos fez sua carreira na base do Athletic Bilbao, onde ficou de 2005 a 2013, saindo para o time sub-19 da Espanha, onde ficou até 2018, quando foi para a equipe sub-21. Foi medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio com a Espanha. Agora, terá sua primeira chance na equipe principal após a saída de Luis Enrique.
Veja a nota oficial da Real Federação Espanhola para a demissão de Luis Enrique
“A direção esportiva da RFEF transmitiu ao presidente um relatório no qual se determina que um novo projeto deve começar para a Seleção Espanhola de Futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique e seus colaboradores. Tanto o presidente, Luis Rubiales , quanto o diretor esportivo, José Francisco Molina , transmitiram a decisão ao técnico.
O treinador asturiano conseguiu dar um novo fôlego à seleção nacional desde a sua chegada, em 2018, através de uma profunda renovação que consolidou uma mudança geracional na equipa e no futebol espanhol.
Luis Enrique qualificou-se para duas Final Four da Liga das Nações da UEFA, das três que disputou como treinador; e chegou às semifinais da Euro 2020 com cunho próprio e com estilo definido. Ele optou por jovens talentos e tem semeado esperança no futuro da seleção espanhola.
A RFEF deseja enfaticamente a Luis Enrique e sua equipe boa sorte em seus futuros projetos profissionais. O treinador conquista o carinho e a admiração dos seus colaboradores da Seleção e de toda a Federação, que será sempre a sua casa.“

