Home Futebol Espanha demite Luis Enrique e anuncia novo técnico

Espanha demite Luis Enrique e anuncia novo técnico

Novo treinador deve começar trabalho visando a disputa da Eurocopa 2024 e da próxima Copa do Mundo

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Após eliminação da Copa do Mundo 2022 para o Marrocos, a Espanha tomou atitude rápida e demitiu o técnico Luis Enrique do cargo. A Federação Espanhola de Futebol comunicou a decisão ao treinador e o desligou do comando da equipe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A decisão para o novo treinador da Espanha foi tomado de forma rápida e Luis De La Fuente, que vinha comandando a equipe sub-21, foi anunciado como o mais novo técnico.

O treinador basco de 61 anos fez sua carreira na base do Athletic Bilbao, onde ficou de 2005 a 2013, saindo para o time sub-19 da Espanha, onde ficou até 2018, quando foi para a equipe sub-21. Foi medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de Tóquio com a Espanha. Agora, terá sua primeira chance na equipe principal após a saída de Luis Enrique.

Veja a nota oficial da Real Federação Espanhola para a demissão de Luis Enrique

A direção esportiva da RFEF transmitiu ao presidente um relatório no qual se determina que um novo projeto deve começar para a Seleção Espanhola de Futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique e seus colaboradores. Tanto o presidente, Luis Rubiales , quanto o diretor esportivo, José Francisco Molina , transmitiram a decisão ao técnico. 

O treinador asturiano conseguiu dar um novo fôlego à seleção nacional desde a sua chegada, em 2018, através de uma profunda renovação que consolidou uma mudança geracional na equipa e no futebol espanhol.

PUBLICIDADE

Luis Enrique qualificou-se para duas Final Four da Liga das Nações da UEFA, das três que disputou como treinador; e chegou às semifinais da Euro 2020 com cunho próprio e com estilo definido. Ele optou por jovens talentos e tem semeado esperança no futuro da seleção espanhola. 

PUBLICIDADE

A RFEF deseja enfaticamente a Luis Enrique e sua equipe boa sorte em seus futuros projetos profissionais. O treinador conquista o carinho e a admiração dos seus colaboradores da Seleção e de toda a Federação, que será sempre a sua casa.

Better Collective