Com a eliminação para Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo 2022, a Espanha bateu um recorde histórico negativo. A equipe europeia agora é, isoladamente, a que mais vezes foi eliminada nos pênaltis na história dos Mundiais.
Foram quatro eliminações da Espanha nas penalidades máximas, ficando agora à frente da seleção da Inglaterra, que perdeu três vezes desta maneira em Copas. Com o duelo decisivo com Marrocos nos pênaltis, a Espanha também é quem mais decidiu confrontos de mata-mata desta maneira, com cinco, mostrando o aproveitamento ruim da Espanha.
As eliminações espanholas nos pênaltis foram para a Bélgica, na Copa do Mundo 1986, para a Coreia do Sul, no Mundial de 2002, para a Rússia, na última Copa, em 2018, e agora para a seleção marroquina. A única vez que o time espanhol venceu uma disputa desta natureza foi contra a Irlanda, em 2002.
Os placares da seleção espanhola em pênaltis em Copas do Mundo
A primeira disputa de pênaltis da Espanha na história da Copa do Mundo foi com a Bélgica, quando perdeu as oitavas por 5 a 4 em 1986. A segunda vez foi em 2002, nas oitavas de final, quando venceu a Irlanda por 3 a 2. Na mesma Copa, nas quartas, a seleção espanhola foi eliminada pela Coreia do Sul por 5 a 3.
Em 2018, 16 anos depois, a Espanha voltou a disputar nos pênaltis uma vaga, nas oitavas, e perdeu para a dona da casa, a Rússia, por 4 a 3. Agora, com Marrocos, teve seu pior aproveitamento ao perder por 3 a 0 nas oitavas de 2022.
Na campanha da Copa do Mundo 2010, quando foi campeã na Africa do Sul, a Espanha não teve nenhuma decisão por pênaltis.

