O ex-jogador da seleção uruguaia, Fabián O’Neill, morreu nesse domingo (25) aos 49 anos de idade, vítima de cirrose crônica. O atleta vestiu a camisa da Celeste na Copa do Mundo de 2002 e também atuou pela Juventus, da Itália.
“Lamentamos informar o falecimento de Fabian O’Neill. Campeão uruguaio com a nossa camisa. Hoje todo o Nacional está de luto. À sua família e amigos, as nossas sinceras condolências. Adeus Mago!”, postou o Nacional, clube que O’Neill representou no Uruguai.
O uruguaio deixou o futebol aos 30 anos de idade, em 2003. A aposentadoria precoce está relacionada ao alcoolismo, doença enfrentada por O’Neill nos últimos anos.
“O jogador mais talentoso que já vi, O’Neill”, declarou o francês Zinedine Zidane, que atuou com o atleta na Juventus entre os anos de 2000 e 2001.
Fabián surgiu nas categorias de base do Nacional e se sagrou campeão da Liga Uruguaia aos 18 anos, em 1992. Com boas atuações no futebol sul-americano, o atleta foi negociado com o Cagliari, em 1995. Na sequência, passou por Juventus, Perugia e retornou ao Nacional, onde se aposentou em 2003.
Em relação a seleção uruguaia, Fábian vestiu a camisa da Celeste em 19 ocasiões, onde marcou dois gols. O jogador foi convocado para a Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, que aconteceu em 2002. Lesionado, O’Neill não chegou a entrar em campo no torneio.
“O futebol uruguaio está de luto. Perdemos um dos melhores jogadores que surgiram nas últimas décadas e que soube brilhar em campo com seu talento, magia e bom chute”, publicou o jornal El País, na edição desse domingo.

