Home Futebol FERJ se pronuncia sobre polêmica nos direitos do Campeonato Carioca

FERJ se pronuncia sobre polêmica nos direitos do Campeonato Carioca

FERJ resolveu se pronunciar oficialmente sobre as recusas de Botafogo, Vasco e Fluminense na assinatura dos direitos do Campeonato Carioca

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

Neste domingo (4), a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) divulgou uma nota oficial relacionada à polêmica nos direitos de transmissão do Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos últimos dias, Vasco, Botafogo e Fluminense divulgaram notas oficiais com a recusa da assinatura dos direitos de transmissão para a temporada 2023 do estadual do RJ.

A recusa da assinatura do contrato por três dos quatro principais clubes do futebol carioca consiste em um protesto contra a FERJ pelo valor superior oferecido ao Flamengo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No acordo assinado pela FERJ com uma nova empresa de direitos de transmissão, ficou estipulado de Vasco, Botafogo e Fluminense receberiam R$9 milhões pelos direitos. Enquanto isso, o Flamengo receberia o dobro: R$18 milhões.

A FERJ criticou abertamente a postura adotada pelos demais três clubes e chamou de “ofensiva, leviana e completamente distante da verdade” a nota divulgada pelo Botafogo. Ou seja, não há indícios de uma mudança de postura em relação aos valores do Campeonato Carioca.

Veja a nota oficial da Ferj sobre o Campeonato Carioca

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, sempre aberta ao diálogo, afirma que o acordo dos direitos de transmissão para o Campeonato Carioca de 2023, capitaneado pela Brax Sports Assets, ainda está em negociação – tanto com os clubes quanto com as emissoras interessadas no produto. A FERJ tem por princípio a transparência e interesses comuns debatidos e decididos por seus órgãos colegiados.

PUBLICIDADE

Lamenta e repulsa a precipitada exposição e acusação de “obscuridade” nas tratativas dos direitos comerciais do Campeonato Carioca por se afastarem da verdade, assinadas por um filiado cuja presença tem sido assinalada nas respectivas reuniões e exercido seu direito a voz e voto.

PUBLICIDADE

1 – A Brax, empresa sólida no mercado do futebol por estar empenhada em maximizar receitas de forma justa e equilibrada, vem tratando diretamente com os clubes a respeito das cotas. Na visão da Brax, essa fase está em andamento. Trata-se de uma negociação complexa, com 12 clubes, em que a empresa busca uma solução sustentável do ponto de vista financeiro para levá-la à mesa.

2 – Na busca pelo entendimento, há o conhecimento de que o mercado do futebol adota critérios qualitativos para diferenciar quantitativamente as remunerações. Assim é praticado nas principais competições nacionais do Brasil. As discussões estão abertas.

3 – A nota oficial do Botafogo, surpreendentemente, é ofensiva, leviana e completamente distante da verdade. A FERJ mantém a relação respeitosa com todos os filiados.

4 – A FERJ continua no trabalho de organizar o mais charmoso Campeonato Estadual do país, o Carioca de 2023, com a excelência e união necessárias.”

PUBLICIDADE

Better Collective