O presidente da Fifa, Gianni Infantino, trouxe uma novidade nesta sexta-feira (16), que interessa os clubes brasileiros. Em Doha, acompanhando a disputa da Copa do Mundo, o mandatário anunciou a realização de um novo Mundial de Clubes com 32 times para 2025. Infantino destacou que ainda serão negociados alguns pontos da competição, mas que a decisão de formatar o modelo atual foi tomada pelo Conselho da Fifa.
“Como vocês sempre lembram que terá Copa Mundial clubes. O novo 2025 – e terá 32 times. Detalhes ainda precisam ser discutidos. Será como uma Copa do Mundo”, disse o presidente da Fifa.
Implantar o novo Mundial de Clubes não será tarefa fácil para a entidade, tendo em vista que há uma grande resistência da UEFA e dos clubes do Velho Continente, em função do calendário apertado e a concorrência com a Champions League. Nos últimos anos, a Fifa vinha com uma proposta de adotar um torneio com 24 times e acabou recuando da ideia. Diante do cenário de pandemia, o assunto foi adiado.
A formatação da distribuição de vagas por continente ainda será definido pela Fifa em conjunto com as confederações. Segundo informações do “ge”, a UEFA e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição que apresentaram para apoiar a competição.
No modelo inicial, proposto em 2019 para 2024, o intuito era que o Mundial fosse composto por oito europeus, seis sul-americanos, enquanto as outras 10 vagas seriam divididas entre os times dos outros continentes.
Presidente da Fifa anunciou q projeta para 2025 o tão falado Mundial de Clubes turbinado, com 32 clubes e não 24, como seria na China em 2021.
“Será igual a uma Copa do Mundo, só qvcom clubes.”.
Agora vai começar a briga pelo calendário com clubes europeus e com a própria Uefa.
— Vitor Sergio Rodrigues VSR (@vitorsergio) December 16, 2022

