A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trabalhará de forma intensa nos próximos dias para escolher o substituto de Tite visando o próximo ciclo de Copa para a seleção brasileira. Nos últimos dias, após a derrocada precoce do escrete no Catar, diversos nomes estão sendo cotados. Entre os especulados está Carlo Ancelotti, comandante do Real Madrid.
O treinador italiano, embora não tenha experiência com seleções, tem um histórico vasto de conquistas na Europa, e o costume de se relacionar muito bem com brasileiros. Diante da possibilidade do treinador figurar na seleção brasileira, o jornalista Flávio Prado fez questão de tecer elogios ao profissional.
“Carlo Ancelotti é um nome espetacular. Tem conceitos parecidos com o de Tite, aliás são amigos, e gosta de futebol técnico. Além de ser um dos caras que mais ganhou títulos na Europa”, pontuou Flávio Prado.
De acordo com o UOL Esporte, a CBF tem em mente o plano de contratar um treinador de peso para o próximo ciclo de Copa do Mundo. Antes mesmo da Copa do Mundo ser iniciada, Guardiola e Ancelotti foram cotados, o primeiro declinou do convite, optando por seguir o foco no Manchester City, com quem renovou contrato. O italiano, por sua vez, sinaliza positivamente, mas com uma condição.
Ancelotti teria sinalizado à CBF que não assumiria o cargo na seleção antes de junho de 2023, uma vez que possui contrato com o Real Madrid. A entidade que rege o futebol brasileiro, por sua vez, tem a prioridade de definir um novo treinador o mais rápido possível, e trabalha com a meta de escolher o futuro técnico até janeiro do próximo ano, fato que inviabilizaria a chegada de Ancelotti, ao menos que haja exista um consenso entre eles.
Carlo Ancelotti é um nome espetacular. Tem conceitos parecidos com o de Tite, aliás são amigos, e gosta de futebol técnico. Além de ser um dos caras que mais ganhou títulos na Europa.
— Flavio Prado (@flaviopradojpgz) December 12, 2022
A temporada 2023 para a seleção brasileira será iniciada em março de 2023, quando haverá compromissos da Data-Fifa, cujo adversários serão definidos futuramente. O próximo ano também marca o início das Eliminatórias para a Copa de 2026.

