Em busca de mais reforços para sanar as lacunas do elenco, o Grêmio segue otimista em relação à vinda do atacante Michael, de 26 anos. Amigo do técnico Renato Portaluppi, com quem trabalhou no Flamengo em 2021, o jogador atualmente defende as cores do Al-Hilal, da Arábia Saudita. Por lá, tem situação indefinida por conta de um caso do clube com a Fifa.
No momento o Hilal enfrenta o chamado “transfer-ban” e está impedido de contratar, mas tenta reverter a decisão junto à Fifa. Conseguindo a liberação para contratar novos jogadores, deverá automaticamente liberar Michael para o Grêmio.
“Sabemos da vontade do atleta de vir e do nosso interesse”, disse o presidente gremista Alberto Guerra à Rádio Gaúcha, antes de passar mais detalhes daquilo que o Grêmio tem de conhecimento da situação:
“Até onde eu sei, se estagnou (a negociação). O clube da Arábia tem uma penalidade até metade do próximo ano. Ele (o Al Hilal) não admitia liberar o jogador enquanto não pudesse contratar. Teria um recurso que poderia antecipar essa penalidade para dezembro. Somente em janeiro reabririam as negociações (do Grêmio por Michael)“.
A parceria do treinador do Grêmio com Michael
Antes da chegada de Renato, Michael, que brilhou no Goiás em 2019, vivia um momento de baixa no Flamengo e foi recuperado pelo treinador gremista. Certa vez, já na época da saída do Fla, Michael chegou a se emocionar ao falar de Renato:
“Você chegar numa cidade nova, até a adaptação, é difícil, não é fácil. Quando o Renato chegou, ele conversou bastante comigo, ele me tratava de um jeito e falava comigo de um jeito que me deixava animado e me deixava com mais vontade e confiança, com mais alegria. Quando eu cheguei no Flamengo, e no Goiás, eu já fazia algumas jogadas iguais, só que eu precisava de um carinho, de um conselho, então eu tenho muito a agradecer aos jogadores, ao Renato e à minha mulher”, disse Michael, no fim do ano passado, ao SporTV.
Oficialmente, o Grêmio já anunciou para a temporada de 2023 a contratação desses cinco jogadores: Pepê, Reinaldo, Bruno Uvini, Gustavinho e Everton Galdino.

