Santos feminino tem pior temporada no ranking de clubes da CBF desde 2019
Sereias da Vila passam por fase complicada, confira
Criador: PEDRO ERNESTO GUERRA AZEVEDO
Anteriormente uma potência no futebol feminino, as Sereias da Vila passam por uma fase complicada, e tiveram a sua pior classificação como clube nos últimos três anos. Diversos fatores motivaram a queda no ranking, porém se relacionam à falta de participação em alguns campeonatos, confira.
Santos feminino caiu no ranking
Na última segunda-feira (05), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou seu ranking feminino de clubes. Entre os resultados apresentados, foi possível notar que o Santos Feminino teve a sua pior participação nos últimos três anos.
Em 2019, o Peixe terminaria o ano em oitava colocação com 9.224 pontos. Porém, em 2023, aparece “apenas” com 8.088 pontos, quase três mil de distância do líder da classificação, o Corinthians. As Brabas comemoram a pontuação após boa campanha no Brasileirão, Paulista e Libertadores, encerra o ano com 11.680 pontos.
A queda de posição é considerável, considerando a sua posição em 2022, pois no ano passado o Santos ficou em quarta colocação com 8.488. Já em 2021, encerrou o ano com 8.944 com 4ª colocação. A queda no desempenho está relacionada a ter ficado na 9ª colocação no Brasileirão, sem chance de ir o mata-mata. Já no Campeonato Paulista, finalizaram em terceira posição na primeira fase.
Segundo a Confederação, o cálculo de pontos é feito a partir de uma análise complexa. Em nota divulgada, a instituição disse: “O Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos times em competições das últimas cinco temporadas”.
Veja a lista de ranking da CBF feminino
- Corinthians – 11.680 pontos;
- Ferroviária – 8.848 pontos;
- Internacional – 8.460 pontos;
- Kindermann – 8.336 pontos;
- Flamengo – 8.120 pontos;
- Santos – 8.088 pontos;
- Palmeiras – 7.840 pontos;
- São Paulo – 7.608 pontos.

