Home Futebol Vasco hoje: Romário relembra vitória histórica diante do Palmeiras há 22 anos

Vasco hoje: Romário relembra vitória histórica diante do Palmeiras há 22 anos

Cruzmaltino conseguiu uma das maiores viradas da história

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Há exatos 22 anos, no dia 20 de dezembro de 2000, Palmeiras e Vasco fizeram a final da Copa Mercosul, no estádio Palestra Itália, em São Paulo.

PUBLICIDADE

O Vasco contava com craques como Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Odvan, Júnior Baiano, Viola, Euller e Romário. Enquanto o Palmeiras tinha um time mais modesto, com Tuta, Taddei, Magrão Flávio e Basílio.

O Cruzmaltino, então, era favorito naquela partida. Porém, de forma surpreendente, o Palmeiras abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Com a vantagem de três gols no placar, o Verdão vai para o intervalo já com o título na mão e a torcida gritando “é campeão”.

PUBLICIDADE

Então, no segundo tempo, Romário marcou três gols e comandou uma das maiores viradas da história do futebol. Além de sair de uma desvantagem de três gols em apenas um tempo, era uma final de campeonato e o Vasco jogava fora de casa. Fatores que dificultam ainda mais uma virada dessa.

Além dos três gols de Romário, Juninho Paulista ainda marcou um, aos 40 do segundo tempo, quando o Vasco ainda perdia o jogo.

Herói naquela partida, Romário, em sua rede social, relembrou a decisão, que aconteceu há 22 anos. O baixinho postou um vídeo com os gols do Vasco naquela partida e escreveu sobre o jogo.

“Há 22 anos, vascaínos e palmeirenses viviam um dia inesquecível. Na decisão da Mercosul de 2000, os alviverdes saíram na frente por 3×0 no primeiro tempo. Mas, depois do intervalo, a gente voltou com tudo! Dos 4 gols do Vasco, eu marquei 3. 🚀 De virada é ainda melhor! kkkk”, disse o ídolo vascaíno.

PUBLICIDADE

Ficha técnica de Palmeiras 3 x 4 Vasco

Data: 20/12/2000

PUBLICIDADE

Local: Palestra Itália, São Paulo.

Juiz: Márcio Rezende de Freitas (MG) Auxiliares: Jorge Paulo Oliveira Gomes (MG) e José Carlos Silva Oliveira (RS).

Palmeiras: Sérgio, Arce, Galeano, Gilmar, Thiago Silva, Fernando, Magrão, Flávio, Rodrigo Taddei, Juninho e Tuta (Basílio).
Técnico: Marco Aurélio.

Vasco: Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano, Jorginho Paulista, Nasa (Viola), Jorginho (Paulo Miranda), Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller (Mauro Galvão) e Romário.
Técnico: Joel Santana

PUBLICIDADE

Gols: Arce (Palmeiras 36/1ºT), Magrão (Palmeiras 37/1ºT), Tuta (Palmeiras 45/1ºT), Romário (P) (Vasco 14/2ºT), Romário (P) (Vasco 23/2ºT), Juninho Paulista (Vasco 41/2ºT) e Romário (Vasco 48/2ºT).