No próximo sábado (31), América-MG x Cruzeiro se enfrentam pelo Campeonato Mineiro, mas a partida ficará marcada antes mesmo de a bola rolar. Isso porque será o primeiro clássico entre as equipes a ser disputado fora de Minas Gerais.
O confronto será no estádio Mané Garrincha, em Brasília, que recebeu no sábado passado a Supercopa do Brasil entre Flamengo x Palmeiras, vencida pelo Verdão por 4 a 3.
Quem tomou a decisão foi a diretoria do América-MG, que manda a partida, e decidiu levar o duelo contra o Cruzeiro para a capital federal, assim como outros clubes brasileiros também têm feito. Em Minas Gerais, diferentemente de outros estados, como no Rio de Janeiro, por exemplo, não é comum levar partidas para outras unidades federativas. Tanto que será o primeiro confronto entre os times longe do estado.
Fora de BH, equipes já se enfrentaram
As duas equipes da capital de Minas Gerais já atuaram longe de Belo Horizonte, em quatro cidades diferentes. Foram elas Varginha, Ipatinga, Uberlândia, e Sete Lagoas, que foi a última delas, em abril de 2012.
Ao todo, foram dez partidas longe de BH entre América-MG x Cruzeiro, sendo cinco vitórias do Coelho, três empates e apenas duas vitórias da Raposa. O América-MG marcou 19 gols contra 12 do Cruzeiro, segundo o UOL e o site Cruzeiropédia.
No Campeonato Mineiro, o América-MG disputou dois jogos e venceu ambos, tendo seis pontos e sendo líder do Grupo B. O Cruzeiro, por sua vez, venceu um jogo e empatou outro, tendo quatro pontos e dividindo a liderança do Grupo C com o Democrata de Governador Valadares.
As equipes vão disputar o primeiro clássico mineiro da temporada 2023 no sábado (4), às 16h30, no Mané Garrincha, em Brasília.

