A estreia do Botafogo no Campeonato Carioca será no próximo domingo, contra o Audax. No entanto, o local que receberá o jogo não será mais a casa alvinegra, o estádio Nilton Santos. Mas sim na cidade de Volta Redonda.
O GE informa que a Ferj confirmou que o Glorioso receberá o Audax no Raulino de Oliveira, no próximo final de semana, pela rodada de abertura do estadual. O motivo da mudança do palco da partida tem a ver com reformas que serão feitas na casa botafoguense nos próximos dias.
Nos planos do Botafogo, existe a intenção de se colocar grama sintética no piso do estádio, assim como já aconteceu em outros estádios brasileiros (casos da Arena da Baixada e do Allianz Parque). O planejamento já começou e algumas empresas já estariam sendo sondadas para trabalhar na troca do gramado do Nilton Santos. A mudança foi motivada por uma série de críticas internas e externas quanto ao estado do piso da arena alvinegra.
[DUGOUT “dugout_id=”eyJrZXkiOiJkV1BpRlRkYiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Por enquanto, há algumas pendências a serem resolvidas, como decidir se o gramado do Niltão será todo sintético ou se será num formato semelhante ao usado pelo Maracanã, que mistura grama natural e artificial. Tal alteração também ajudaria na realização de shows, com três concertos (Coldplay, Shakira e The Weeknd) marcados para o estádio botafoguense em 2023.
O Botafogo deve jogar a primeira rodada do Campeonato Carioca em Volta Redonda. A outra possibilidade seria o estádio da Ilha, porém, a falta de um laudo dificulta que o jogo seja lá.
E o Niltão? Só após a reforma do gramado que começa esse mês. pic.twitter.com/zwJ4U16kF5
— Thiago Franklin (@_thiagofranklin) January 6, 2023
Não há uma data oficial para que as reformas comecem, mas a mudança de local do estádio pode ser o sinal de que, dependendo do cronograma, mais partidas poderão ser realizadas fora do Nilton Santos no estadual ou durante a temporada.

