Home Lutas Boxe: relembre James “Buster” Douglas, o primeiro homem a nocautear Mike Tyson

Boxe: relembre James “Buster” Douglas, o primeiro homem a nocautear Mike Tyson

James “Buster” Douglas chocou o mundo ao bater o adversário e conquistar o título de pesos pesados em luta no Japão

Dener Gomes
Jornalista com mais de 20 anos de carreira e com passagens pela Rádio Bandeirantes e portal R7

Mike Tyson é tido (com razão) como um dos maiores boxeadores do mundo e marcou época durante sua passagem pelos ringues. Da mesma forma como ele brilhou nas vitórias, suas derrotas também se tornaram históricas.

Esse é o caso da primeira vez que foi à lona, na disputa do título mundial de pesos pesados, contra James “Buster” Douglas. Essa luta, que ocorreu no dia 11 de fevereiro de 1990, pode ser considerada uma das maiores surpresas da história do esporte.

A luta aconteceu no Tokyo Dome, no Japão e as casas de apostas davam ampla vantagem para Tyson contra um adversário desconhecido e que tinha perdido a mãe 23 dias antes do combate.

PUBLICIDADE

Mike Tyson chegou a derrubar Douglas

Apesar da evidente preparação ruim, Tyson teve um grande momento no oitavo round, quando conseguiu desferir um de seus potentes golpes e colocou o adversário no chão. Porém, a contagem não chegou até 10 e a luta prosseguiu.

No assalto seguinte, para incredulidade do mundo, James “Buster” Douglas conseguiu sua recuperação e, após uma série de golpes que levou Tyson ao chão. Sem conseguir se recuperar, o árbitro encerrou a luta para surpresa de todo mundo.

Esse foi o início da decadência de Mike Tyson que, nos anos seguintes, teve de responder a diversos processos, foi preso e proporcionou um dos momentos mais infames da história do esporte ao morder a orelha de Evander Holyfield em uma disputa de título.