O fim do ano de 2022 está chegando e com ele já cresce a expectativa do torcedor de matar a saudade de ver o seu time do coração jogar.
Já no início de 2023 começam os estaduais espalhados Brasil afora, cada um com as suas particularidades e formatos diversos.
E o Campeonato Baiano, ao que tudo indica, deve ser transmitido pela TVE. A emissora exibiu o Estadual em 2021 e 2022, tanto na TV aberta quanto no Youtube, após desbancar a Rede Bahia, a afiliada da Rede Globo no estado.
Não há movimentações nos bastidores para que aconteça uma mudança nas transmissões. Desta forma, Assim como nos anteriores, a TVE deve ser a responsável por transmitir os jogos do Baianão.
A 120ª edição do Campeonato Baiano da 1ª divisão será formada pelos oito melhores de 2022 (Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Vitória, Bahia, Juazeirense e Doce Mel), além do campeão e do vice da 2ª divisão (Itabuna e Jacobinense).
A competição irá de 10 de janeiro até 9 de abril, com previsão de 51 jogos. Lembrando que as últimas duas edições foram vencidas pelo Atlético, o primeiro clube do interior a ganhar em dois anos seguidos.
1ª fase – Turno único com 10 times (avançam os 4 primeiros)
2ª fase – Semifinal (1º x 4º e 2º x 3º; ida e volta)*
3ª fase – Final (ida e volta)*
* Em caso de empate, disputa de pênaltis
O modelo acima é o mesmo de 2022. Em outras palavras, o Campeonato Baiano de 2023 seguirá com o mesmo formato de disputa que teve este ano.

