Home Futebol Criciúma “elimina” o Guarani em sorteio da CBF para a Copa do Brasil; saiba mais

Criciúma “elimina” o Guarani em sorteio da CBF para a Copa do Brasil; saiba mais

Clube catarinense irá disputar a próxima edição do torneio nacional

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Na tarde desta segunda-feira (16), o Criciúma se classificou para a Copa do Brasil, mas não foi dentro de campo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em uma situação rara de se ver, a CBF teve que realizar um sorteio em sua sede para ver qual seria o último time classificado para a Copa do Brasil desse ano via Ranking Nacional de Clubes.

Isso porque após a Série B do Brasileirão do ano passado, Criciúma e Guarani ficaram empatados na 33ª colocação do ranking, com 4.128 pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Criciúma terminou em oitavo lugar e o Guarani em décimo. Com isso, as duas equipes ficaram empatados em pontos no ranking.

Então, segundo a CBF, o sorteio foi necessário porque não havia outro critério de desempate previamente definido.

O sorteio aconteceu com transmissão ao vivo da CBF TV e contou com dirigentes dos dois clube, além de representantes das duas federações envolvidas (Rubens Angelotti, presidente da Federação Catarinense de Futebol e Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol).

PUBLICIDADE

No sorteio, haviam dez bolinhas, sendo cinco escrito “Criciúma” e cinco “Guarani”. Então, a bolinha sorteada foi com o nome “Criciúma”.

PUBLICIDADE

Veja abaixo o momento do sorteio:

Na Copa do Brasil a grande maioria das vagas são conquistadas via campeonato estadual. Apenas dez vagas são destinadas para clubes do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Elas vão para os dez mais bem colocados que não conseguiram a vaga pelo estadual.

Então, a décima vaga ficou entre Criciúma e Guarani. As duas diretorias foram contrárias ao sorteio e queriam outra alternativa. Foi sugerido até um jogo entre as duas equipes, como uma “repescagem”. Mas, o sorteio foi mantido.

PUBLICIDADE

Após a polêmica, para 2024, a CBF não irá mais destinar vagas via ranking de clubes. Além de acabar com a chance de uma vaga ser decidida no sorteio, ainda fortalece mais os estaduais, que terão mais vagas.

Better Collective