A seleção portuguesa inovou e anunciou o espanhol Roberto Martínez como seu novo técnico para o próximo ciclo. Ele será o primeiro treinador de outro país da Europa a ocupar o comando da equipe.
Os outros dois treinadores já comandaram Portugal em um ciclo, ambos são brasileiros e com muito sucesso. Eles são Otto Glória e Felipão, que fizeram boas campanhas chegando até a semifinal do Mundial.
Glória levou a seleção portuguesa até a terceira colocação na Copa de 1966, perdendo para a anfitriã Inglaterra e vencendo a União Soviética. Já Felipão, no Mundial da Alemanha, perdeu a semi para a França e a decisão do terceiro lugar para a dona da casa.
Portugal aposta no criador da geração belga
Martínez é a aposta de Portugal para chegar até a classificação para a próxima fase final da Eurocopa que será realizada na Alemanha, em 2024. Para isso, ele traz a experiência de ser um dos responsáveis pelo crescimento da geração de sucesso da Bélgica.
O espanhol substitui Fernando santos que é o recordista de Portugal em número de jogos (109), vitórias (67), gols marcados (226) e longevidade na seleção (de 11 de outubro de 2014 até 10 de dezembro de 2022). Além disso, o treinador foi o comandante dos títulos da Eurocopa de 2016 e da Liga das Nações de 2019.

