Principal adversário do Flamengo na disputa do Mundial de Clubes, entre os dias 1º e 11 de fevereiro deste ano de 2023, no Marrocos, o Real Madrid não tem conseguido encantar nesta atual temporada.
No entanto, o clube merengue está se mostrando cada vez mais eficiente do que no ciclo que lhe rendeu o título da UEFA Champions League e o bilhete de participação do torneio da Fifa.
Mesmo sem dar espetáculo em campo e com raras atuações de nível acima da média dos jogadores do seu elenco, a equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti soma 18 vitórias, três empates e somente duas derrotas ao todo nas quatro competições pelas quais já disputou em 2022/23.
Em outras palavras, isso significa um aproveitamento de 82,6% dos pontos disputados, um dos mais altos do planeta na atualidade e superior até mesmo à marca atingida na temporada passada (74,4%), que terminou com a conquista dos títulos da La Liga e da Champions.
Neste ano, o Real Madrid só não lidera o Campeonato Espanhol porque o Barcelona também faz uma campanha praticamente alheia a tropeços (os dois times têm 38 pontos, mas os catalães levam vantagem nos critérios de desempate).
Na fase de grupos da UEFA Champions League, os merengues não passaram nenhum tipo de sufoco e avançaram na primeira posição do seu grupo, e terão o Liverpool como adversário nas oitavas de final.
O Real Madrid é o maior vencedor de competições com status de Mundial. A equipe espanhola ganhou duas edições da antiga Copa Intercontinental (1960 e 1998) e já faturou cinco troféus do campeonato organizado pela Fifa (2014, 2016, 2017 e 2018).
Já o Flamengo tem um título mundial no currículo, conquistado em 1981, na Intercontinental, que reunia apenas os campeões europeus e sul-americanos.
Já na versão contemporânea do torneio, o Time da Gávea chegou à decisão em 2019, mas acabou sendo derrotado pelo Liverpool.

