Home Futebol LaLiga tem menor média de gols em mais de 30 anos

LaLiga tem menor média de gols em mais de 30 anos

Campeonato espanhol vive um momento de “grave crise de gols”, conforme afirmou jornal da Espanha, veja o motivo

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.
LaLiga tem menor média de gols em mais de 30 anos

RIYADH, SAUDI ARABIA - JANUARY 15: Robert Lewandowski of FC Barcelona celebrates after the team's victory during the Super Copa de Espana Final match between Real Madrid and FC Barcelona at King Fahd International Stadium on January 15, 2023 in Riyadh, Saudi Arabia. (Photo by Yasser Bakhsh/Getty Images)

Essa temporada da LaLiga está longe do brilhantismo mostrado por algumas edições anteriores, mesmo com a disputa entre Real Madrid e Barcelona pela liderança da competição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o jornal espanhol “Sport”, na temporada 2022/23 da LaLiga, foi registrada média de gols menor do que nas edições anteriores. Não somente isso, na verdade a média é a pior dos últimos 30 anos.

Somente nesse final de semana, seis dos dez jogos terminaram em 1 a 0 e um em 0 a 0 (Real Madrid e Real Sociedad). O jornal Sport ainda afirma que há uma “grave crise de gols” na LaLiga, principalmente quando comparado com as últimas edições e com as ligas dos outros países europeus.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os dados levantados pelo portal “livefutbol.com” informou que nos 188 jogos disputados até o momento nessa temporada, forma marcados 447 gols, cerca de 2,38 por jogo. Esses números, segundo o “Sport” só são superiores a 10 das 92 edições da LaLiga, sendo o mais recente em 1990/91.

Por que essa edição da LaLiga tem tão poucos gols?

Um dos motivos citados pelo jornal “Sport” é um tanto óbvio, mas que talvez não explique totalmente o problema: a ausência de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Durante muito tempo, os craques elevaram a média de gols da competição, chegando a marcar, somados, cerca de 96 gols em uma só temporada. Além deles, Luis Suárez também quebrou recordes na competição.

Com ambos fora, a liga carece de grandes craques artilheiros, mesmo com a chegada de Lewandowski. Benzema havia se tornado outro grande goleador após a saída de CR7, porém, com o francês enfrentando uma temporada repleta de lesões, ele não tem conseguido marcar tantos gols.

PUBLICIDADE

Na verdade, isso também pode estar se refletindo não somente na LaLiga, mas também no desempenho dos clubes na Champions League. Nessa edição, somente o Real Madrid passou para às eliminatórias, com Barcelona, Atlético de Madrid e Sevilla sendo eliminados de forma antecipada na fase de grupos, algo que não acontecia há muito tempo.

PUBLICIDADE
Better Collective