Gustavo Gómez, zagueiro do Palmeiras (Alexandre Schneider/Getty Images)
O Palmeiras está cada vez mais próximo de enfim definir o futuro do atacante Miguel Merentiel, contratado na metade da última temporada, mas que ficou sem espaço em 2023 após a ascensão de Endrick ao elenco profissional.
O uruguaio de 26 anos tem negociação avançada para defender o Boca Juniors, da Argentina, por empréstimo neste ano. As informações são do colunista Danilo Lavieri, do UOL Esporte.
Para ceder seu atacante, o Palmeiras aceitou a proposta do time argentino que vai pagar um valor inicial pelo empréstimo (não revelado) e terá que desembolsar mais uma quantia ao final do acordo se quiser ficar com Merentiel em definitivo.
Antes do Boca Juniors, o clube paulista chegou a negociar com o Colo-Colo, mas as duas equipes não chegaram a um acordo, já que a equipe chilena não aceitou pagar os valores pedidos pelo empréstimo inicial.
Merentiel perde espaço no Palmeiras por duas causas
Contratado na metade da temporada passada, junto ao Defensa y Justicia, por cerca de R$ 7,5 milhões – por 80% dos direitos econômicos – Merentiel tem contrato com o Palmeiras até junho de 2026 e disputou somente 11 jogos e marcou dois gols (ambos no Brasileirão 2022).
O uruguaio perdeu espaço no clube após a ascensão meteórica do jovem fenômeno Endrick no clube e também por causa do limite de estrangeiros no futebol brasileiro.
A cada partida, os clubes podem relacionar somente cinco jogadores de fora do Brasil em competições do país.
“Tenho limite de estrangeiros por jogo. Com a subida do Endrick, ele ou Kuscevic ficariam de fora. A decisão é essa. Entre um brasileiro (Navarro) e um estrangeiro, optamos pelo brasileiro”, respondeu o treinador, em entrevista coletiva.
O último jogo que Merentiel defendeu o Verdão foi na última quarta-feira (25), quando o atacante entrou no segundo tempo da vitória alviverde contra o Ituano, pelo Paulistão.
O Palmeiras atuou com uma equipe completamente reserva neste duelo, já que os principais jogadores foram preservados para a decisão da Supercopa diante do Flamengo no último fim de semana – o Verdão foi o campeão.

