Home Futebol Presidente da LaLiga questiona postura da Premier League

Presidente da LaLiga questiona postura da Premier League

Javier Tebas afirmou que o Campeonato Inglês “não é economicamente sustentável” e que distorce o mercado para o Campeonato Espanhol

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta quinta-feira (12), foi realizado um evento em Bruxelas (BEL), para falar sobre os rumos do futebol europeu, focado na área econômica. Javier Tebas, presidente de LaLiga, foi um dos palestrantes. E o dirigente voltou dar declarações polêmicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa vez ele acusou a liga inglesa de ser “insustentável”, gerando distorções no mercado que impactam outras ligas, como a espanhola e alemã.

“A Premier não é uma competição economicamente sustentável. É financiada pelos proprietários em quantias significativas de dinheiro, que é o que está distorcendo o mercado para nós”, declarou o dirigente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Preocupação financeira e críticas ao modelo do Campeonato Inglês

Conforme citado por Javier Tebas, a preocupação com esse tema não é recente. Para ele, todos os clubes estão perdendo dinheiro. Além disso, para o dirigente, tanto LaLiga como a Bundesliga deveriam servir de exemplo, por serem os mais sustentáveis na Europa.

“Se tiverem mais receitas económicas comerciais, as restantes ligas vão ter de lutar para se aproximarem comercialmente, não há outra fórmula. Terei de ir ao mercado e lutar para que os meus direitos valham mais”, afirmou.

Ele ainda frisou que será possível competir com a Premier sem qualquer problema, acrescentando que não está preocupado que “a décima quinta equipa da Premier contrate um jogador espanhol “, mas que o faça em uma derrota, enquanto na competição espanhola “perdas generalizadas não são permitidas por muito tempo.

PUBLICIDADE

Por fim, Javier também comentou sobre a Superliga. Para ele, os clubes ingleses não desejam entrar no projeto. Dessa forma, a Premier League tenta “vender” a competição como algo equivalente. O foco neste caso é inviabilizar a realização do torneio europeu.

PUBLICIDADE

Vale citar que Barcelona, Juventus e Real Madrid não desistiram de realizar a competição. Joan Laporta, presidente do Barça, acredita que em 2025 a Superliga deverá ter sua primeira edição sendo realizada, mesmo sem os clubes ingleses.

Better Collective