Home Futebol Rússia negocia com UEFA o retorno às competições europeias

Rússia negocia com UEFA o retorno às competições europeias

Banido dos certames continentais por causa da guerra na Ucrânia, futebol russo tenta acordo para jogar Champions e outros torneios

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O retorno da Rússia ao futebol de competições pode começar a acontecer em breve. A Federação Russa de Futebol (RFU) estaria conversando com a Uefa para negociar a volta de seus times e de sua seleção aos torneios promovidos pela entidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a agência de notícias russa TASS, a partir de terça-feira, dirigentes da RFU buscarão reuniões com a entidade que rege o futebol europeu para tentar reduzir ou encerrar a punição emitida por conta do envolvimento do país na guerra com a Ucrânia. A punição dura desde 2022 e tem tirado não apenas a seleção do país das competições como Eliminatórias da Euro e da Copa do Mundo, mas também seus times da Champions League, Liga Europa e Conference League.

“Representantes de Federação Russa e da Uefa deverão se reunir na terça no escritório da entidade, onde serão discutidas oportunidades potenciais para o retorno de clubes e seleções russas a partidas internacionais”, afirmou o presidente da liga russa, Aleksandr Alaev.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As informações apontam que tais movimentações já acontecem desde dezembro, quando foi criado um ‘grupo de discussão’ visando buscar alternativas para que as sanções impostas pela Uefa permitam à Rússia voltar a jogar os torneios da entidade europeia. A reunião de terça poderá encaminhar uma chance de resolução para o problema apesar da guerra continuar a ter seus movimentos e conflitos.

Desde a sanção, a RFU buscou na Corte Arbitral do Esporte (CAS) reverter a punição imposta pela Uefa, mas esta foi mantida pelo tribunal. Houve até uma tentativa, sem sucesso, de fazer a entidade russa deixar a organização que rege o futebol europeu e se transferir para a Ásia (AFC).

Better Collective