Rússia negocia com UEFA o retorno às competições europeias
Banido dos certames continentais por causa da guerra na Ucrânia, futebol russo tenta acordo para jogar Champions e outros torneios
Divulgação/Twitter RFU
O retorno da Rússia ao futebol de competições pode começar a acontecer em breve. A Federação Russa de Futebol (RFU) estaria conversando com a Uefa para negociar a volta de seus times e de sua seleção aos torneios promovidos pela entidade.
Segundo a agência de notícias russa TASS, a partir de terça-feira, dirigentes da RFU buscarão reuniões com a entidade que rege o futebol europeu para tentar reduzir ou encerrar a punição emitida por conta do envolvimento do país na guerra com a Ucrânia. A punição dura desde 2022 e tem tirado não apenas a seleção do país das competições como Eliminatórias da Euro e da Copa do Mundo, mas também seus times da Champions League, Liga Europa e Conference League.
“Representantes de Federação Russa e da Uefa deverão se reunir na terça no escritório da entidade, onde serão discutidas oportunidades potenciais para o retorno de clubes e seleções russas a partidas internacionais”, afirmou o presidente da liga russa, Aleksandr Alaev.
As informações apontam que tais movimentações já acontecem desde dezembro, quando foi criado um ‘grupo de discussão’ visando buscar alternativas para que as sanções impostas pela Uefa permitam à Rússia voltar a jogar os torneios da entidade europeia. A reunião de terça poderá encaminhar uma chance de resolução para o problema apesar da guerra continuar a ter seus movimentos e conflitos.
Desde a sanção, a RFU buscou na Corte Arbitral do Esporte (CAS) reverter a punição imposta pela Uefa, mas esta foi mantida pelo tribunal. Houve até uma tentativa, sem sucesso, de fazer a entidade russa deixar a organização que rege o futebol europeu e se transferir para a Ásia (AFC).
Rússia inicia negociações com a Uefa sobre possível retorno às competições https://t.co/K2FA5BZF9S
— UOL Esporte (@UOLEsporte) January 21, 2023

