Na última segunda (02), o presidente do Santos, Andrés Rueda, esteve na Vila Belmiro para o velório de Pelé. O mandatário do Peixe concedeu entrevista sobre a importância do Rei do Futebol e destacou a grandiosidade do ex-jogador, diferenciando Pelé de Edson Arantes do Nascimento.
“Na verdade, eu sou presidente no velório de Edson Arantes do Nascimento. Rei Pelé é imortal, ele está sempre em nossa memória e nosso coração. Hoje (segunda) vai ser velório e amanhã (terça) vai ser enterro do cidadão Edson Arantes do Nascimento”, respondeu Rueda sobre a missão de ser presidente do Santos durante o acontecimento da morte de Pelé.
Antes, o mandatário do Peixe agradeceu a quem participou da organização da cerimônia, como a equipe interna do Santos, a Polícia Militar, o governo estadual e a Prefeitura. Rueda reconheceu que era algo que tinha que ser feito, mas não houve tumulto ou maiores problemas.
Andrés Rueda também foi questionado sobre a presença de presidentes de clubes rivais, como Leila Pereira e Duilio Monteiro, que até então não haviam comparecido na cerimônia. O dirigente afirmou eles provavelmente viriam até a manhã desta terça, mas que representantes de Palmeiras e Corinthians estiveram no velório.
Por fim, o presidente do Santos falou sobre as próximas homenagens que o clube pode fazer ao Rei do Futebol. Rueda declarou que homenagear Pelé é algo a ser feito todos os dias, ressaltando que uma das grandes homenagens ocorreu quando Pelé ainda era vivo: a mudança no escudo do clube.
“Acho que, uma homenagem, que foi feita em vida, há mais de dois meses, foi mudar o distintivo do clube. Isso aí é uma coisa que dificilmente ocorre. O nosso distintivo, de uma maneira perene, passa usar uma coroa do lado das estrelas do bimundial. O distintivo do Santos hoje já tem a coroa do Rei Pelé”, afirmou Rueda.
Até o momento, o velório de Pelé está sendo realizado na Vila Belmiro, estádio do Santos, com previsão de encerramento para as 10 horas (de Brasília). Em seguida, haverá um cortejo do caixão do Rei do Futebol pela cidade de Santos e a cerimônia de enterro, reservada a amigos e familiares.