O mercado da bola no Vasco da Gama tem sido bastante agitado nas últimas semanas. Isso porque o Gigante da Coina já fechou sete contratações para a temporada de 2023.
Com o Campeonato Carioca batendo à porta, a diretoria do Cruz-Maltino ainda busca reforços pontuais e não deve contratar mais do que quatro nomes para iniciar este ano.
A expectativa inicial era de que a SAF contratasse pelo menos 15 reforços, já que houve desmanche do elenco ao fim do Brasileirão Série B.
Por ora, esse número não deve passar de 11, e a ideia é que sobre espaço no orçamento para correção de rota após o fim do torneio estadual.
Até o momento foram contratados dois zagueiros, dois laterais, dois meio-campistas e um centroavante. A prioridade agora é trazer um ou dois goleiros e pelo menos um meia. Para a meta, o nome de Ivan, do Corinthians, é um dos que estão na pauta.
A comissão técnica detectou ainda a necessidade de contar com um meia ofensivo, e a SAF pretende investir uma boa grana nesse nome.
Desta forma, vai poupar dinheiro nas outras contratações. Pensa-se ainda em um segundo volante ou, a depender da oportunidade de mercado, um segundo atacante.
Contratações do Vasco para 2023
- Zagueiros: Léo e Robson Bambu
- Laterais: Lucas Piton e Pumita Rodríguez
- Meio-campistas: De Lucca e Luca Orellano
- Atacante: Pedro Raul
Apesar de um orçamento mais volumoso, há um teto, e a diretoria trabalha com os pés no chão. O planejamento é para que uma parte do dinheiro seja destinada às contratações do meio da temporada.
O processo de contratações do Vasco, chefiado pelo diretor esportivo Paulo Bracks, começa no departamento de análise de mercado, que conta com quatro profissionais (Witor Bastos, Ricardo Coelho, Saulo Matos e Rafael Barros), passa pela avaliação orçamentária e pelo crivo do treinador Mauricio Barbieri e do diretor técnico Abel Braga. É necessária também a aprovação da 777 Partners, que libera o clube a fazer o investimento.

