Home Futebol Atlético-MG tem prazo para impedir punição na FIFA envolvendo negociação por Nacho Fernández

Atlético-MG tem prazo para impedir punição na FIFA envolvendo negociação por Nacho Fernández

Valor em aberto junto ao Gimnasia La Plata, que revelou Nacho, foi cobrado

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

As dívidas e os problemas na Justiça do Atlético-MG haviam sido erradicados, mas retornaram por conta de um valor em aberto junto ao Gimnasia La Plata, clube que revelou Nacho Fernández, que já deixou o Galo para retornar ao River Plate.

PUBLICIDADE

O Atlético-MG foi cobrado pelo valor e foi condenado com prazo para quitar a dívida com o Gimnaria e evitar uma punição na Fifa. Segundo o Ge, o Gimnasia cobra um valor de 330 mil dólares, que em valores convertidos ultrapassa os R$ 1,7 milhão. O valor é referente a uma porcentagem que deveria ser paga ao Gimnasia pelo Galo quando Nacho foi contratado, em 2021.

O prazo para que o Atlético-MG pague a dívida é de 45 dias, sendo que 15 já se passaram. O clube pode ainda recorrer ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), mas pode levar um transfer ban e ser impedido de inscrever novos atletas.

PUBLICIDADE

Não houve repasse do mecanismo de solidariedade ao time argentino

O mecanismo de solidariedade é uma medida da Fifa para que os clubes que revelaram os jogadores, ou que estiveram com o mesmo no elenco entre os 12 e os 23 anos, receberam um percentual das negociações.

Nacho atuou no Gimnasia La Plata dos 13 aos 20 anos, mas também passou por Dudignac e Temperley, que cobraram 23 mil dólares e 4 mi dólares, respectivamente, e tiveram os valores acertados pelo Galo. Além do mecanismo, o Gimnasia ainda detinha 25% dos direitos de Nacho no momento de sua compra pelo Atlético-MG.

O Atlético-MG negociou Nacho com o River Plate no fim de 2022 por 2 milhões de dólares, mais o perdão de um valor que não havia sido pago ao clube argentino. Com isso, o Galo havia zerado suas pendências financeiras pelo acordo. Nacho foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Atlético-MG.