Em conferência de imprensa, o presidente do Barcelona Joan Laporta confirmou detalhes para a reconstrução do Camp Nou. Segundo o dirigente, a transparência em cada etapa tem sido praticada pelo clube, visto que, nesta quinta-feira foi nomeada a empresa responsável pelas obras. Contudo, trata-se da Limak, enquanto a BBB+ será agência responsável pela fiscalização do projeto.
Ainda de acordo com Laporta, a reforma do Camp Nou acontecerá com 10 anos de atraso. Após assinatura com a Limak, as obras se iniciarão ainda neste ano e tem como previsão de entrega, o ano de 2026. Segundo o portal “MKT Esportivo”, estes serão os detalhes do financiamento das obras:
Novo Camp Nou
Diante de um custo de 1 bilhão de euros, o Camp Nou terá sua quitação dividida da seguinte maneira. 500M de euros pagos até 2032, em 3 parcelas, podendo ser renegociada até 2056; mais 2 parcelas de 500M euros que serão pagas com data fixa em até 2045 e 2052 respectivamente.
Spotify
Durante abril de 2022 o Barcelona firmou parceria com a Spotify para estampar sua marca como naming right do Camp Nou. Segundo o próprio clube o acordo é válido por 12 temporadas. Ainda segundo o clube, a parceria renderá 280M de euros aos Catalães.
Limak
Segundo Laporta, a Limak é a única empresa que negociou com o Barcelona e aceitou a exigência de entregar o estádio antes de junho de 2026. Conforme revela o presidente, jogar fora do Camp Nou representa um prejuízo anual estimado em 93M de euros.
Por fim, para a próxima temporada e até a entrega do Camp Nou, o Barcelona irá jogar em um estádio Olímpico na cidade. Entretanto, a partir de 2024 o Barcelona voltará ao Camp Nou, mas com a capacidade total reduzida para 70% do público total.

