Home Futebol CBF promoverá votação para aumentar número de jogadores estrangeiros

CBF promoverá votação para aumentar número de jogadores estrangeiros

Clubes buscam ampliar o número de atletas de fora do país que poderão ser relacionados para competições organizadas pela CBF

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Nesta quinta-feira (2), foi divulgado que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá discutir a possibilidade de aumentar o número de jogadores estrangeiros que poderão ter condição de jogo para uma partida. O regulamento atual permite que cada equipe relacione no máximo cinco atletas de fora do país para um confronto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

De acordo com o que foi apurado, a entidade deverá apresentar um estudo detalhado para o Conselho Técnico. A informação inicial do portal ge é de que os departamentos de Registro e Transferência e jurídico estão envolvidos na preparação desse documento.

O foco é conseguir definir essa situação antes do início da Copa do Brasil e Brasileirão, mas por hora não foi divulgada nenhuma data para que essa votação ocorra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Possibilidade de mudança da CBF

Em um primeiro momento, será analisada a possibilidade de um aumento no número de jogadores estrangeiros de cinco para sete. Vale lembrar que a CBF acatou o pedido dos clubes em 2014, uma vez que anteriormente as equipes tinham um limite de três atletas de fora do país por jogo.

São Paulo “puxa” a fila da votação

Esse aumento de jogadores é algo que vem sendo debatido há tempos. Muitos clubes acabam deixando de contratar reforços na América do Sul, por exemplo, justamente por conta dessa limitação.

Mas mesmo assim, algumas equipes acabam tendo mais jogadores do que o permitido por partida. Dessa forma, os treinadores atletas acabam sendo cortados de duelos, muitas vez confrontos importantes.. O caso mais recente é do São Paulo.

PUBLICIDADE

O Tricolor foi um dos times que mais se reforço nessa janela de transferências, mas hoje tem oito estrangeiros em seu elenco. Dessa forma, Rogério Ceni é obrigado a deixar três deles de fora em cada duelo da equipe. Esse fato impactou diretamente na formação do time que entrou em campo no clássico contra o Corinthians.

PUBLICIDADE

O clube enviou um ofício para a CBF pedindo a mudança no regulamento e outras equipes apoiaram essa decisão.

Restrição apenas para competições organizadas pela CBF

É importante citar que o limite de estrangeiros se aplica apenas aos torneios administrados pela entidade, ou seja, isso não se aplica a competições internacionais, como Copa Libertadores da América ou Copa Sul-Americana.

Apesar do interesse dos clubes, existe um receio por parte da CBF em relação a essa mudança. Isso porque aumentar o limite de estrangeiros pode causar problemas ao futebol nacional.

Clubes em melhor condição financeira, exemplos do Palmeiras e Flamengo, podem optar por investir em mais jogadores do mercado sul-americano. Dessa forma, poderíamos ver cifras consideráveis deixando o país, algo que poderia impactar o futebol brasileiro como um todo.

PUBLICIDADE

Além disso, o fato de aumentar o limite pode fazer com que algumas equipes prefiram investir em atletas de fora do país, deixando de apostar na base.

Better Collective