Home Futebol CBF rejeita levar proposta de redução de rebaixados no Brasileirão à votação

CBF rejeita levar proposta de redução de rebaixados no Brasileirão à votação

Proposta dos clubes quer diminuir para três número times a caírem a para a Série B em 2023 e causou polêmica

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Brasileirão Série A 2023 teve seu congresso técnico realizado nesta terça-feira (14), com a elaboração da tabela e outras decisões tomadas pela CBF em conjunto com os clubes. Um dos temas discutidos foi a polêmica sugestão de se reduzir o número de clubes rebaixados para a Série B de quatro para três.

PUBLICIDADE

De acordo com o Uol Esporte, os clubes tentaram discutir o assunto durante o encontro mais isto foi barrado pela CBF. A justificativa apresentada pela entidade era de que a discussão deveria ser feita não apenas com os times da Série A, mas com todos os das restantes divisões do futebol brasileiro e, por isso, tal tema não foi votado. Além disso, o regulamento geral da competição deveria prever que, também em 2023, quatro clubes deveriam ser rebaixados para o acesso de quatro, como foi na temporada anterior.

PUBLICIDADE

“Se reduzisse para três poderia ter judicialização daqueles que sentiriam prejudicados. A CBF colocou de forma democrática que todas as questões são democráticas, mas dando direito a todos participarem. Não podemos discutir rebaixamento dos clubes da Série A se não discutirmos os das Séries B, C e D”, afirmou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.

Nos últimos dias, os clubes já haviam levantado a demanda de se reduzir o número de times que cairiam da Série A para a Série B. Um grupo de 11 clubes enviou ofício, este rejeitado pela CBF, para discutir a mudança para o BrasIleirão de 2023. O grupo é de integrantes da Libra, uma das entidades que tenta organizar uma liga de clubes para organizar a competição a partir de 2025.

Ainda nesta terça, todos os clubes da Série B se movimentaram contra a demanda, que também significaria que as vagas de acesso seriam reduzidas de quatro para três, com alguns divulgando notas confirmando suas posições contrárias.