Andrey Santos, a joia do Vasco, não foi inscrito na Champions League pelo Chelsea. O jovem volante, que está acumulando ótimas atuações pela Seleção Brasileira Sub-20 e é um dos artilheiros da equipe no torneio, com 5 gols — atrás apenas de outra joia, o atacante Vitor Roque do Athletico-PR, que tem 6 —, não jogará a grande competição europeia.
Graham Potter, o técnico do Chelsea, foi obrigado a escolher entre os novos contratados em razão da regra da UEFA que permite apenas incluir três alterações na lista inicial enviada à entidade no começo da competição. Potter decidiu integrar ao elenco dos Blues na Champions League o também volante e campeão da Copa do Mundo Enzo Fernández, além dos atacantes João Félix e Mudryk.
Desta forma, Andrey Santos, que está voando na seleção brasileira, não poderá disputar o principal campeonato no qual seu novo clube está envolvido nessa temporada.
Isso não ocorreu apenas com o ex-jogador do Vasco, Badiashile, Fofana, Madueke e Aubameyang também não foram inscritos. O Chelsea, portanto, se dará ao luxo de ter jogadores como Santos, Fofana e Aabameyang fora da lista.
O adversário dos Blues na Champions será o Borussia Dortmund. Os dois times se enfrentam no dias 17 de fevereiro e 15 de março pelas oitavas de final.
Considerado por muitos analistas como um meio-campista moderno, capaz de defender e atacar com a mesma qualidade, Andrey Santos possui uma inteligência tática muito avançada para alguém que tem apenas 18 anos.
Líder do Vasco na campanha do retorno ao Brasileirão da Série A, Andrey Santos foi substituído por Jair, ex-Atlético-MG, um jogador experiente e certamente capaz de exercer a mesma função no Gigante da Colina. Porém, fica evidente que os dez anos que separam Jair, com 28, e Santos, com 18, indicam o quanto o agora volante do Chelsea tem de leitura de jogo.
Andrey Santos, que pela primeira vez foi capitão do Vasco em um jogo contra o Novorizontino pela Série B, possui uma capacidade de compreensão tática de jogo e de liderança em campo que impacta os analistas. Essas características, somadas à qualidade técnica do jogador, o transformou em um alvo do Chelsea, clube que competiu com Manchester City e Newcastle na contratação do jovem volante.
Atuando na seleção ao lado de Marlon, outra joia do Vasco, e Alexsander (Fluminenses) Andrey poderá, em algum momento, repetir esse tipo de meio de campo caso chegue a atuar ao lado do argentino Enzo Fernández e do croata Kovacic, os quais também possuem muita qualidade técnica.
Igualmente a Andrey, tanto Fernández quanto Kovacic são capazes de participar do jogos em todos os setores do campo. Certamente, será muito interessante ver um meio formado por Fernández, Kovacic e Santos, três jogadores capazes de atuar defensiva e ofensivamente com uma qualidade impressionante.

