Ex-auxiliar do Vasco afirma que Luxemburgo não se arrepende de última passagem pelo clube: “Ele sabia do risco”
Maurício Copertino trabalhou com Vanderlei Luxemburgo no Vasco, Palmeiras e Cruzeiro. Atualmente, é técnico do Banyias Club, dos Emirados Árabes
Em outubro de 2020, o técnico Vanderlei Luxemburgo deixou o Palmeiras – onde conquistou o Campeonato Paulista – por pressão de dirigentes e torcedores devido a falta de um futebol pouco vistoso apresentado pelo time alviverde na temporada.
Porém, ele ficou pouco tempo desempregado. Dois meses depois, Vanderlei Luxemburgo retornou ao Vasco com a missão de livrar o time de mais um rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro.
Entretanto, o clube, que vivia grave crise política, acabou sofrendo com o descenso pela quarta vez em sua história: 2008, 2013, 2015 e 2020. A queda para a segundona marcou negativamente o currículo de um dos técnicos mais vitoriosos da história o futebol brasileiro.
Apesar disso, Vanderlei Luxemburgo não abaixou a cabeça. Isso porque, ele sabia dos riscos de não conseguir manter o clube na elite do futebol nacional. Ex-auxiliar técnico do veterano no Vasco, Maurício Copertino, garantiu que o treinador nunca se arrependeu desse desafio.
“O Vanderlei (Luxemburgo) fez uma escolha muito arriscada. Porém, ele queria muito tirar o clube daquela situação. Ele tinha o sentimento de que conseguiria alcançar o objetivo. Nós, da comissão técnica, também tínhamos o mesmo pensamento. Ele sabia do risco. Já chegou no clube sabendo da situação financeira e mesmo assim não voltou atrás na decisão”, revelou Maurício Copertino em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.
Trabalhos com Vanderlei Luxemburgo
Cruzeiro
Vasco
Palmeiras
Tianjin Quanjian
Contratado para substituir o português Ricardo Sá Pinto no Vasco, a chegada de Vanderlei Luxemburgo foi um dos primeiros atos da gestão do presidente Jorge Salgado, que havia assumido o cargo após vencer as eleições do clube.
“Ele nunca se arrependeu de ter voltado ao Vasco. O Luxemburgo um bom trabalho na última passagem. Por isso, ele acreditava que conseguiria salvar o Vasco. Tinha um trabalho alicerçado por ele ali. Posso garantir que em nenhum momento houve arrependimento de ninguém que acompanhou Vanderlei. Nós voltamos porque acreditávamos muito no peso da camisa e, principalmente na grandeza da torcida do Vasco”, finalizou.
A saída de Vanderlei Luxemburgo do Gigante da Colina foi anunciada pela diretoria no dia 24 de fevereiro de 2021, após 11 jogos no Campeonato Brasileiro. Nesse ínterim, obteve apenas duas vitórias. Depois disso, o passou pelo Cruzeiro onde também não teve sucesso.


