F1: em parceria com a Red Bull, Ford confirma o seu retorno à categoria
Montadora tradicional retornará à elite do automobilismo mundial
NEW YORK, NEW YORK - FEBRUARY 03: The Oracle Red Bull Racing RB19 is unveiled during the Oracle Red Bull Racing Season Launch 2023 at Classic Car Club Manhattan on February 03, 2023 in New York City. (Photo by Mike Coppola/Getty Images for Oracle Red Bull Racing)
A tradicional montadora e fornecedora de motores, Ford, estará de volta à Fórmula 1 no ano de 2026, quando a empresa fará uma parceria com a Red Bull. O anúncio foi feito durante o lançamento do novo carro da equipe nesta sexta-feira (3), em Nova York,
O acordo entre as partes engloba a Red Bull Powertrains, empresa responsável pelo desenvovilmento e criação de motores para o time austríaco e sua equipe satélite,a AlphaTauri. Estima-se que Red Bull e Ford atuem juntas entre os anos de 2026 e 2030.
“A notícia de que a Ford está chegando à Fórmula 1 a partir de 2026 é ótima para o esporte e estamos entusiasmados em vê-los se juntar aos incríveis parceiros automotivos que já estão na Fórmula 1”, declarou o presidente-executivo daF1, Stefano Domenicali.
A última passagem da montadora pela categoria aconteceu no ano de 2004, quando a Ford, proprietária da marca Jaguar, vendeu a equipe dos carros verdes para a Red Bull. Em relação aos motores, a empresa também deixou o circo no mesmo ano, na ocasião, a marca fornecia propulsores para a Jordan.

