Home DESTAQUE F1: ex-piloto francês, Jean-Pierre Jabouille morre aos 80 anos

F1: ex-piloto francês, Jean-Pierre Jabouille morre aos 80 anos

Corredor foi responsável pela primeira vitória da Renault na F1; atleta atuou em outras categorias do automobilismo

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com

O ex-piloto Jean-Pierre Jabouille, teve a sua morte confirmada por familiares nesta quinta-feira (2). A causa do óbito do francês não foi confirmada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na Fórmula 1, Jabouille contabilizou 49 Grandes Prêmios, com seis pole positions e conqusitou o primeiro triunfo da Renault na categoria. Ao todo foram duas vitórias. uma na França, em 1979 e outra na Austrália, no ano seguinte.

Em paralelo aos bons resultados, o francês detém um recorde curioso: o de 37 abandonos entre os anos de 1975 e 1981. A grande maioria destes incidentes estão associados aos problemas mecânicos, o que era comum no automobilismo nos anos de 1970.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O francês ainda participou da principal prova de endurance do seu país, as 24 Horas de Le Mans. Jabouille conquistou três terceiros lugares e representou a França em quatro edições: 1973, 1974, 1992 e 1993.

Aposentado, Jean-Pierre ainda atuou como diretor técnico da Ligier e da Peugeot Sport. O ex-piloto também chegou a criar a sua própria escuderia em provas de endurance, a Jabouille-Bouresche Racing.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective