Home Automobilismo F1: Vettel acredita em “banimento de corridas” devido à crise climática

F1: Vettel acredita em “banimento de corridas” devido à crise climática

Piloto alemão recém-aposentado fez um alerta sobre a modalidade, confira

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Uma das grandes preocupações da Fórmula 1 para os próximos anos é a possibilidade de tornar o esporte mais ecológico. Para o piloto alemão, Sebastian Vettel, que se despediu dos grids no final da temporada de 2022, existe o risco de corridas banidas por conta da crise climática, confira.

PUBLICIDADE

Fórmula 1 e a crise climática

Sebastian Vettel não é alheio a usar sua imagem para representar causas sociais e ambientais. Com quatro títulos mundiais, 53 vitórias, 57 pole positions e 122 pódios, o alemão deixou o grid no final da temporada 2022, mas continua bastante envolvido no mundo do automobilismo.

A problemática está relacionada às mudanças climáticas e o plano de zero carbono até 2030 da Fórmula 1. Inclusive, Vettel já havia se posicionado contrário, pois afirmou que as ações não eram suficientes. Segundo dados da ONU de 2022, o aquecimento global está em 1,2º C, acima dos níveis pré-industriais e com tendência a continuar aumentando nas próximas décadas.

PUBLICIDADE

Sobre o possível banimento

Durante sua participação na Corrida dos Campeões na Suécia, o ex-piloto usou o espaço para proporcionar um recado: “eu amo o automobilismo e sou muito cauteloso quando se trata do futuro. Temos pilotos jovens, tenho meus próprios filhos e realmente sinto que é um privilégio experimentar o mundo do automobilismo da maneira que eu experimentei. Seria uma pena se um dia fosse banido, por razões óbvias”.

E concluiu: “acho que se quisermos continuar com este esporte no futuro e cultivar nossa paixão pelas corridas, temos que pensar em alternativas. Caso contrário, podemos continuar fazendo as coisas do jeito que estamos acostumados por mais alguns anos antes de nos depararmos com um problema muito grande. É bom ver que as pessoas estão pensando em como criar um futuro sustentável”.