Fifa The Best: Marcin Oleksy, jogador amputado, vence Prêmio Puskas
Inclusão marcou a categoria da premiação; polonês se destacou com golaço em jogo do campeonato local de amputados
PARIS, FRANCE - FEBRUARY 27: Marcin Oleksy speaks to the audience after receiving the FIFA Puskas Award 2022 during The Best FIFA Football Awards 2022 on February 27, 2023 in Paris, France. (Photo by Aurelien Meunier/Getty Images)
Marcin Oleksy, jogador polonês amputado, surpreendeu e emocionou muita gente ao vencer o Prêmio Puskas na cerimônia do Fifa The Best na noite desta segunda-feira, em Paris.
Inicialmente, a Fifa tinha anunciado uma lista com 11 indicados. No último dia 10 de fevereiro, a entidade divulgou os três finalistas. Oleksky superou o gol de bicicleta de Richarlison na vitória da seleção brasileira sobre a Sérvia pela Copa do Mundo 2022, e o golaço do francês Payet, do Olympique de Marselha nas quartas de final da Liga Conferência contra o PAOK, da Grécia.
O sem-pulo acrobático de Marcin Oleksy ocorreu pelo Warta Poznan contra o Stal Rzeszow, em novembro do ano passado, em jogo do Campeonato Polonês de amputados.
“Eu me lembro exatamente como tudo aconteceu” explica Oleksy.
“Meu companheiro de equipe Dawid (Novak) recebeu a bola e, quando vi que ele preparava o cruzamento, sabia que viria em minha direção. Peguei bem na bola, foi um belo chute.” “Depois do chute, acompanhei a bola com os olhos, e vi que ela entrou bem no cantinho. Sempre quis fazer um gol bonito como esse. Dá para perceber que fiquei orgulhoso depois do lance. Eu fiquei parado, estufei o peito. Estava muito, muito feliz”, disse o jogador, em entrevista ao site da Fifa, antes de saber que havia vencido o prêmio.
Oleksy recebeu apoio nada menos do que Lewandowski, astro do futebol polonês.
“É uma sensação incrível receber o apoio de Robert”, conta. “Estar entre os indicados na mesma premiação que ele é um privilégio e estou muito orgulhoso. Na Polônia, Robert é admirado e amado por muitas pessoas. Ele é o embaixador do futebol polonês para amputados há alguns anos. Ele apoia o nosso futebol há muito tempo”, concluiu.

