Nesta terça-feira (21), o Flamengo inicia a busca pela sua terceira tentativa de título na atual temporada, com o duelo diante do Independiente del Valle, a partir das 21h30 pelo horário de Brasília, em Quito.
O rubro-negro iniciou a temporada com derrota para o Palmeiras na Supercopa do Brasil e viveu uma experiência incômoda em Marrocos pelo revés diante do Al-Hillal, na semifinal do Mundial de Clubes.
Sob o comando técnico de Vítor Pereira, a equipe busca melhorar o desempenho dentro de campo e a performance nesta decisão pode ser decisiva na relação da torcida com a comissão técnica neste início de temporada, buscando aliviar a pressão em caso de conquista deste título internacional.
Flamengo conta com título para aliviar pressão externa
Cabe ressaltar que Vítor Pereira sofre cobrança interna por resultados mais favoráveis justamente pelo fato de ter sido uma aposta da diretoria, mas as fortes vaias sofridas na saída do intervalo contra o Volta Redonda pelo Campeonato Carioca, no dia 15 de fevereiro, aumentou a pressão pelo desempenho.
Este ambiente de pressão pode acabar ajudando ou atrapalhando o próprio Flamengo. Diferentemente das demais competições, a decisão da Recopa Sul-Americana ocorrerá no Maracanã, com o jogo de volta sendo disputado no dia 28 de fevereiro, com todos os ingressos já vendidos.
Para conseguir maior tranquilidade no trabalho neste início de ano, diante dos clássicos na reta final do Campeonato Carioca, é essencial para Vítor conseguir o título internacional para enfim conquistar uma taça com a camisa do Flamengo.
Desta forma, o treinador poderá conquistar tranquilidade suficiente para ajustar os problemas de transição defensiva e instabilidade no sistema defensivo, que sofreu nove gols nos jogos mais importantes deste início de temporada (Palmeiras, Al Hilal e Al Ahly).

