Home Futebol FPF sai em defesa de Abel Ferreira e repudia nota da FENAPAF

FPF sai em defesa de Abel Ferreira e repudia nota da FENAPAF

Entidade que organiza o futebol paulista se manifestou sobre nota de associação de atletas profissionais contra o técnico do Palmeiras

Por Rafael Alaby em 02/02/2023 17:55 - Atualizado há 3 anos

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nota na tarde desta quinta-feira (02) e repudiou comunicado da FENAPAF (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), que na última segunda-feira cobrou do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) a punição ao técnico Abel Ferreira por mau comportamento à beira do gramado na decisão da Supercopa do Brasil contra o Flamengo.

A FPF exaltou o trabalho do técnico Abel Ferreira, que em pouco mais de dois anos à frente do Palmeiras obteve vários títulos, entre eles as Libertadores de 2020 e 2021 e o Brasileirão 2022, e viu o ato da FENAPAF como “ação despropositada”.

” Multicampeão em seu breve período trabalhando no Brasil, Abel Ferreira tem engrandecido o futebol paulista e nacional como raros técnicos já o fizeram na história do esporte brasileiro”, diz um dos trechos da nota.

Veja abaixo o comunicado na íntegra da FPF

Diante da manifestação da FENAPAF referente ao treinador Abel Ferreira, da Sociedade Esportiva Palmeiras, a Federação Paulista de Futebol vem a público externar seu repúdio à tal ação despropositada. Multicampeão em seu breve período trabalhando no Brasil, Abel Ferreira tem engrandecido o futebol paulista e nacional como raros técnicos já o fizeram na história do esporte brasileiro. Eventuais excessos à beira do campo de Abel ou de qualquer outro treinador são passíveis de avaliação da arbitragem e da Justiça Desportiva. A FPF entende que cabe a estas instâncias, e somente a elas, tal julgamento.

Entenda o que motivou a FENAPAF a enviar ofício ao STJD

Na notícia de infração enviada ao STJD no início da semana, a instituição critica as atitudes recorrentes de Abel Ferreira à beira do campo. A nota divulgada inicialmente pelo jornal “O Globo” pede que a punição seja aplicada pelo ato do técnico do Palmeiras se colocar entre a bola e Arrascaeta, em lance que seria lateral para o Flamengo na decisão do último sábado.

A FENAPAF classificou que Abel “em mais uma momento de exaltação exacerbada, se interpôs de maneira acintosa e agressiva entre a bola, que havia saído pela lateral e o atleta do Flamengo Giorgian Arrascaeta”. Em seguida, a instituição afirma que a ação do treinador resultou em uma “confusão descabida” entre membros da comissão técnica e atletas das equipes.

De acordo com a nota, nesse momento o técnico do Palmeiras demonstrava uma “certa ira” e agiu com o objetivo de impedir uma possível ação rápida do Flamengo. Assim, a Federação de Atletas pede que Abel Ferreira seja punido de maneira exemplar, solicitando ao STJD que denuncie o português no art. 258 do CBJD.

O artigo do 258 do Código Brasileiro de Justiça Esportiva fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. A suspensão prevista é de “uma a seis partidas”.

Por fim, a nota enviada pela FENAPAF afirma que a instituição vai enviar ofício à CBF, ao Palmeiras e à Federação Brasileira de Treinadores de Futebol, para que essas instituições tomem as medidas adequadas. Segunda a instituição, as punições esportivas que o técnico recebeu até o momento não tiveram efeito.

Exit mobile version