Não chegar à grande finalíssima do Mundial contra o Real Madrid foi algo lamentado pelo Flamengo e seus torcedores. Apesar disso, o clube ficou com o terceiro lugar, e teve um nome que aproveitou muito bem o torneio no Marrocos para se consolidar na equipe de Vítor Pereira: o lateral-esquerdo Ayrton Lucas.
Adquirido de forma definitiva junto ao Spartak, o jogador de 25 anos tem sido um dos grandes destaques do Rubro-Negro nas últimas partidas e cresceu no elenco.
Diante da ausência de Filipe Luís, que está tratando um problema no pé direito, Ayrton Lucas tem “feito valer” as oportunidades recebidas, se consolidando como dono da lateral esquerda do Flamengo. Em entrevistas recentes, VP elogiou o seu camisa 6 e justificou a manutenção do atleta entre os 11 iniciais, classificando-o como protagonista na defesa, auxiliando nas intercepções, além de apoiar muito bem no ataque, com jogadas de linha de fundo.
Em sete jogos realizados pelo Flamengo em 2023, Ayrton Lucas esteve presente em seis deles, todos iniciando como titular da equipe rubro-negra. Filipe Luís, por sua vez, se recuperou de um problema que o deixou fora da reta final da última temporada, perdendo parte da pré-temporada, e ao regressas, disputando jogos do Carioca, acabou se lesionando novamente.
Contratado de forma definitiva pelo Flamengo, Ayrton Lucas representou um expressivo investimento de quase R$ 40 milhões, desembolsados para Spartak Moscou. Nos bastidores, o jovem é visto como o substituto de Filipe Luís na esquerda. Com 37 anos, o experiente jogador não irá suportar o ritmo frenético do calendário nacional, e este cenário abre mais espaço para o titular da posição.
FLAMENGO EM OUTRA DECISÃO
Depois de sucumbir na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes, o Rubro-Negro terá uma nova chance de faturar o primeiro título da temporada 2023. Nos dias 21 e 28 de fevereiro, a equipe de Vítor Pereira encara o Independiente Del Valle, pela Recopa Sul-Americana.

