Neymar sempre vai estar na mídia. Seja pelos gols ou por assuntos extracampo, o camisa 10 gera notícia e ocupa as principais manchetes de jornais, revistas e portais. Mesmo que tenha admiradores e desafetos, é inegável que o jogador, que chega aos 31 anos de idade neste domingo (05), é o mais importante do futebol brasileiro no século XXI.
Afinal, Neymar já disputou três Copas do Mundo, é um dos atletas mais bem-sucedidos financeiramente do planeta e tudo o que faz vira repercussão imediata. Seja por uma atuação memorável com golaços, ou até mesmo viralizar e se tornar meme devido à famigerada fama de cai-cai.
Antes mesmo de se tornar uma celebridade global, quando ainda era conhecido apenas nacionalmente, Neymar já dominava os assuntos futebolísticos. A torcida brasileira clamava para que o menino de apenas 18 anos fosse para a sua primeira Copa do Mundo em 2010, na África do Sul. Na oportunidade, o atacante brilhava pelo Santos ao lado de Paulo Henrique Ganso e companhia, no time que conquistaria a Copa do Brasil e o Paulistão daquela temporada. Mas Dunga optou por não levá-lo para o Mundial, alegando que não havia testado o garoto.
Haveria tempo suficiente para Neymar ser a referência técnica da seleção brasileira nas três Copas seguintes. Lesionado nas costas, o jogador foi ausência no humilhante 7 a 1 para a Alemanha em 2014. Em 2018, teve um rendimento abaixo do esperado. Por fim, em 2022, uma desatenção na defesa faltando quatro minutos para o fim da prorrogação tornou o seu gol antológico diante da Croácia esquecido.
Neymar se igualou a Pelé na seleção brasileira
Mesmo que ainda não tenha uma Copa do Mundo no currículo, Neymar será para sempre um dos mais expressivos nomes da história da seleção brasileira. O atacante do PSG está empatado com Pelé na artilharia histórica do escrete canarinho em jogos oficiais: ambos têm 77 gols. O saudoso Rei do Futebol possui este número considerado pela Fifa, já que anotou um total de 95. Neymar atualmente soma os 77 em 124 jogos com a camisa amarelinha, contribuindo com 57 assistências. Em Copas do Mundo, são oito gols em 13 partidas nos três Mundiais que disputou.
De acordo com estatísticas do FutDados, somando Santos, Barcelona e PSG, além da própria seleção brasileira, Neymar tem 434 gols na carreira. Junto com os já citados 77 gols pelo escrete canarinho, o camisa 10 anotou 136 pelo Santos (225 jogos entre 2009 e 2013), 105 com a camisa do Barcelona (186 partidas entre 2013 e 2017) e mais 116 atualmente no PSG, onde está desde agosto de 2017, tendo disputado 164 jogos. A temporada que Neymar mais marcou foi a de 2012, tendo balançado as redes 52 vezes (43 pelo Santos e nove pela seleção). Aliás, o Santos ainda é o time pelo qual Neymar mais fez gols na carreira.

