Apesar da Fifa ter oficializado uma ampla mudança no sistema de disputa do Mundial de Clubes, os 32 participantes do torneio em 2025 se encontram pendentes. Neste cenário, o jornal The Times trouxe detalhes sobre o processo de escolha para a situação ser definida pelo lado da Europa, que possui 12 vagas disponíveis. Sendo assim, o veículo informa que os campeões da Champions League entre 2022 e 2025 estarão na competição, motivo pelo qual o Real Madrid se encontra confirmado na disputa.
Além dos quatro vencedores da Liga dos Campeões, os oito melhores colocados do ranking de coeficiente da UEFA também serão qualificados. Porém, cada país poderia contar apenas com dois clubes pela classificação, margem que teria chances de se expandir em caso de títulos na Champions League dentro do período em questão. No momento, pela regra de limitação, Chelsea e Manchester United perderiam suas vagas para Ajax e Borussia Dortmund, já que estão atrás de Manchester City e Liverpool.
Divisão de vagas no Mundial
- Europa: 12
- América do Sul: 6
- Ásia: 4
- África: 4
- América do Norte e Caribe: 4
- Oceania: 1
- País-sede: 1
Como o Real Madrid deve ser classificado através do título europeu, a vaga cairia no colo da Juventus, que ocupa a nova posição no ranking da Uefa. Ainda que o plano seja coerente e possa ser aplicado na Conmebol, a Fifa não bateu o martelo sobre o modelo, algo que tem chances de ocorrer em 2023. Veja abaixo a possível divisão com base nos números atuais.
- Bayern de Munique
- Manchester City
- Liverpool
- Chelsea*
- Paris Saint-Germain
- Real Madrid**
- Barcelona
- Manchester United***
- Juventus****
- Ajax
- Borussia Dortmund
*Estaria fora pela limitação de dois países no Mundial
** Classificado através do título da Champions League
*** Estaria fora pela limitação de dois países no Mundial
**** Ganharia a vaga do Real Madrid pelo coeficiente da Uefa

