O Grêmio já conhece os caminhos que fará para tentar o hexacampeonato da Copa do Brasil. Cinco vezes campeão do torneio em 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016, o time do técnico Renato Gaúcho estreará na primeira fase da competição. Assim, o Tricolor Gaúcho conheceu o seu adversário em sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (08), na sede da CBF.
Dessa forma, o Grêmio enfrentará a Campinense em seu primeiro desafio na Copa do Brasil. Na partida única, o Imortal viajará para a Paraíba, onde irá jogar por um empate para se classificar para a segunda fase e receber R$ 1,4 milhão de premiação da CBF. Então, a equipe de Renato Gaúcho enfrentará na etapa seguinte o vencedor de Resende e Ferroviário-CE. No caso de derrota, se despedirá precocemente da competição. Os jogos da fase inicial estão programados para 22 de fevereiro e 1º de março.
Grêmio caiu na primeira fase em 2022
Assim, o Tricolor Gaúcho não irá querer repetir o vexame do ano passado, quando caiu logo na estreia para o Mirassol. Na ocasião, o time do interior paulista derrotou a equipe, então comandada por Roger Machado, por 3 a 2 no último dia 1º de março, abreviando a participação do Grêmio na Copa do Brasil 2022.
O Grêmio integrou no sorteio o pote A, ao lado de Santos, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Bahia, Botafogo, Bragantino, Goiás e Cuiabá. Desse modo, o adversário saiu do pote E, que também constavam Jacuipense, São Raimundo-RR, Tocantinópolis, Bahia de Feira, Caldense, Atlético-BA, ASA-AL, Sergipe e Ceilândia-DF.
A partir da terceira fase da Copa do Brasil, entrarão na competição as equipes classificadas para a Libertadores, mais os campeões do Brasileirão Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde. Estão neste grupo Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athetico-PR, Atlético-MG, Fortaleza, Sport, Cruzeiro, Paysandu e São Paulo. Aliás, o Tricolor Paulista conquistou uma vaga que sobrou neste grupo por ter sido o primeiro fora da zona de classificação para a Libertadores no último Brasileirão Série A.
As finais da Copa do Brasil estão marcadas para 17 e 24 de setembro. O campeão da competição receberá até R$ 91,8 milhões, acumulados em todas as fases, sendo esta a maior premiação da história do torneio. O atual vencedor é o Flamengo.

