O Santos está passando por uma fase difícil no Paulistão 2023 e a sequência de resultados ruins pode custar o cargo do técnico Odair Hellmann. Com apenas 10 pontos em nove jogos disputados, o time é o lanterna do Grupo A e corre o risco de ser rebaixado para a segunda divisão do Estadual. A diretoria já começa a cogitar a demissão do treinador, que pode ser substituído pelo experiente Antônio Carlos Zago, ex-técnico do Bolívar (BOL).
Com uma campanha irregular e sem conseguir engrenar, o Peixe vive uma crise técnica e os resultados negativos aumentam a pressão sobre a equipe. O último tropeço do clube aconteceu na noite de ontem (16) em jogo contra o Santo André terminado por 1×1 depois de sair atrás do marcador e só conseguir o empate aos 43′ do 2º tempo.
Antônio Carlos Zago é um nome experiente no cenário do futebol brasileiro que já passou por gigantes, como Internacional, Palmeiras e Flamengo, mas que está sem time desde novembro. O seu último trabalho foi no futebol sul-americano representando as cores do Bolívar, onde conquistou 42 vitórias, 12 empates e 13 derrotas em 67 jogo.
Segundo o jornalista Jorge Nicola, o profissional de 53 anos é bem avaliado internamente e seria capaz de recuperar a confiança do elenco e da torcida.
A escolha de Antônio Carlos Zago como possível substituto de Hellmann pode ser vista como uma aposta da diretoria do Santos em um nome experiente e com largo retrospecto no futebol brasileiro. O seu último trabalho à frente de uma agremiação nacional foi no Red Bull Bragantino, em 2019. Naquela temporada, terminou com uma campanha de 22 êxitos, 8 empates e 7 derrotas em 37 jogos.
O treinador tem perfil ofensivo e costuma dar ênfase à posse de bola e à criatividade no meio de campo. Com a sua possível chegada, espera-se que o time consiga evoluir tecnicamente e ter uma postura mais agressiva nos jogos. Além disso, a diretoria avalia que o time carece de cinco reforços pontuais: um lateral-direito, um lateral-esquerdo, um volante, um atacante de ponta e um centroavante.

